sicnot

Perfil

Mundo

Rei Tupou VI coroado em Tonga após uma semana de festejos e rituais

O rei Tupou VI foi coroado hoje em Tonga, depois de uma semana de festejos e rituais, numa cerimónia realizada em Naku'alofa, a capital, assistida por milhares de pessoas, incluindo representantes de países de todo o mundo.

Linny Folau

A cerimónia teve lugar na igreja de Saione, onde o sacerdote metodista australiano D'Arcy Wood, de 78 anos, colocou a coroa sobre o novo rei daquele país insular do Pacífico Sul.

Tupou VI, um diplomata de 55 anos, sucede ao trono ao seu irmão mais velho.

Segundo a televisão neozelandesa, destacavam-se entre os convidados nomeadamente os príncipes do Japão (Naruito e Masako) e Marie-Therese von Hohenberg e o príncipe Georg von Habsburg. 

Tonga é um arquipélago de apenas 178 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 119 mil habitantes distribuída por mais de uma centena de ilhas, que detém a última monarquia do Pacífico Sul.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.