sicnot

Perfil

Mundo

Rei Tupou VI coroado em Tonga após uma semana de festejos e rituais

O rei Tupou VI foi coroado hoje em Tonga, depois de uma semana de festejos e rituais, numa cerimónia realizada em Naku'alofa, a capital, assistida por milhares de pessoas, incluindo representantes de países de todo o mundo.

Linny Folau

A cerimónia teve lugar na igreja de Saione, onde o sacerdote metodista australiano D'Arcy Wood, de 78 anos, colocou a coroa sobre o novo rei daquele país insular do Pacífico Sul.

Tupou VI, um diplomata de 55 anos, sucede ao trono ao seu irmão mais velho.

Segundo a televisão neozelandesa, destacavam-se entre os convidados nomeadamente os príncipes do Japão (Naruito e Masako) e Marie-Therese von Hohenberg e o príncipe Georg von Habsburg. 

Tonga é um arquipélago de apenas 178 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 119 mil habitantes distribuída por mais de uma centena de ilhas, que detém a última monarquia do Pacífico Sul.

 

 

 

 

Lusa

 

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.