sicnot

Perfil

Mundo

Suíços baixam tarifas dos transportes públicos para evitar emissões de CO2

As autoridades regionais da Suíça vão reduzir temporariamente as tarifas dos autocarros e comboios ao sábado para incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e contribuir para a redução dos níveis de poluição, segundo a AFP.

© Reuters Staff / Reuters

Em Genebra, todos os transportes públicos estavam disponíveis a preços reduzidos, anunciou o departamento regional do Ambiente, acrescentando que os preços mais baixos vão continuar até que os níveis de ozono voltem ao normal.

"Considerando o pico de emissões de CO2, os condutores de automóveis e de motos em toda a Genebra são convidados a escolher o transporte público e beneficiar de taxas reduzidas", disse num comunicado.

A medida, que visa reduzir a poluição, significa que um bilhete de autocarro ou comboio na cidade suíça custe 2,0 francos suíços (1,90 euros) em vez de três.

Na vizinha Vaud e Valais, onde os níveis de ozono também têm sido invulgarmente elevados, as autoridades decidiram também oferecer um desconto na compra de passes de comboio.

A Suíça, como uma série de outros países europeus, tem nos últimos dias enfrentado uma onda de calor escaldante, com temperaturas de até 38 graus.

O calor está a impulsionar um aumento da poluição, com níveis de solo de CO2 perigosos para a saúde e a subir bem acima da média normal, de 120 microgramas por metro cúbico em várias regiões da Suíça, alcançando os 260 no sul.

Salientando que o ozono pode causar problemas respiratórios e provocar ataques de asma, as autoridades regionais também alertaram para os suíços o tabagismo e para a necessidade de se conterem nos desportos e outras atividades físicas intensas ao ar livre.

 

 

 

Lusa

 

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.