sicnot

Perfil

Mundo

Ministro espanhol diz que há um elevado risco de atentado terrorista em Espanha

O ministro do Interior espanhol afirma que "há um elevado risco de ataque terrorista" em Espanha, sustentando que a "ameaça jihadista" coloca as questões de segurança "ao nível mais crítico" desde os atentados de 11 de março de 2004.

© Susana Vera / Reuters

"Estamos no nível de alerta máximo desde os atentados desde 11 de março de 2004 em Madrid", que causou 191 mortes e 2.000 feridos, afirmou Fernandez Diaz, numa entrevista, hoje publicada, ao diário conservador ABC.

O ministro afirmou não querer gerar o pânico, mas explicou que "o nível de alerta quatro (numa escala de cinco) corresponde a uma realidade". 

"Isto significa que há um alto risco de ataques terroristas e temos o dever de agir em conformidade, incluindo informar a opinião pública", disse.

Em Espanha, disse, o número de pessoas que se juntou ao autodenominado grupo do Estado Islâmico (EI) é relativamente baixo, na ordem das 116, acrescentando que foram registados 16 regressos.

O ministro lembrou que o chefe do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, apelou aos 'jihadistas' para que realizem ataques onde quer que estejam, invocando o aniversário da proclamação do Califado Islâmico.

Jorge Fernandez Diaz adiantou que há uma "série de atividades em redes sociais", sem querer dar detalhes.

O ministro também mencionou o aparecimento de "um novo risco", "o do terrorista frustrado, que completou o seu processo de radicalização, mas não pode partir para uma zona de conflito, tendo de permanecer no seu país".

"Este é um risco potencial que nós detetamos em Espanha", disse à ABC.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.