sicnot

Perfil

Mundo

Raides da coligação internacional atingem múltiplas posições do Estado Islâmico

As forças da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos anunciaram, este sábado, ter lançado uma série de 16 ataques aéreos contra o grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) na cidade de Raqa, bastião dos 'jihadistas' na Síria.

© Murad Sezer / Reuters

"Os importantes raides desta noite foram executados para negar ao Daesh [acrónimo em árabe do EI] a habilidade de mover capacidades militares em toda a Síria e para o Iraque", a partir de Raqa, afirmou o tenente-coronel Thomas Gilleran, porta-voz da coligação em comunicado.

Esta foi uma das maiores ofensivas levadas a cabo pela coligação internacional contra os extremistas na Síria.

As forças da coligação "atingiram, com êxito, múltiplos alvos" em Raqa, destruindo estruturas do grupo Estado Islâmico e rotas de trânsito.

Os ataques "restringiram significativamente a liberdade de movimento terrorista", refere a mesma nota.

O anúncio surge depois de o autoproclamado Estado Islâmico ter divulgado um vídeo que mostra a execução de 25 soldados sírios por 'jihadistas', aparentemente adolescentes, no teatro romano da cidade histórica de Palmira, no centro do país.

Desde que tomou Palmira, o grupo terá executado na zona mais de 200 pessoas, incluindo civis.

As ruínas greco-romanas de Palmira estão classificadas como Património Mundial pela UNESCO e a tomada da cidade pelos 'jihadistas' suscitou o receio de que, como noutros locais, o EI as pudesse destruir.

Até agora não houve qualquer informação de que tenha havido danos nas ruínas, apesar de os extremistas terem vandalizado sepulturas muçulmanas e destruído uma importante estátua localizada em frente ao Museu de Palmira.

 

 

 

 

Lusa

 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC