sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas mexicanos criam luva que traduz a língua gestual

Os investigadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a língua gestual, divulgou a instituição.

J. Scott Applewhite

"Esta nova ferramenta [a luva] traduz em texto e voz os códigos de linguagem usados pelos surdos-mudos para que sejam entendidos pelas pessoas que os desconhecem", afirmam num comunicado disponível no 'site' da instituição os responsáveis do projeto Miguel Félix Mata Rivera e Helena Luna García, da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia e Tecnologias Avançadas (UPIITA).

O protótipo consiste numa luva que deteta os movimentos feitos pelo utilizador com a mão e os traduz nos 26 carateres do alfabeto internacional.

A aplicação desenvolvida "reproduz o texto em voz através de um sintetizador, permitindo à pessoa que fala com o utilizador da luva escutar o que este lhe quer dizer", salientou Miguel Félix Mata Rivera.  

O texto e o som são transmitidos da luva para o telemóvel da pessoa que não fala língua gestual, que deve ter uma aplicação específica.

"O protótipo cinge-se apenas ao alfabeto internacional, mas estamos já a trabalhar nos códigos" de língua espanhola, acrescentou, salientando que o desenvolvimento do projeto, composto por três módulos - sensorial, de processamento e um telemóvel - tem o propósito de criar uma luva que seja económica e acessível.  

Para detetar se os dedos [da luva] estão abertos ou fechados foi utilizado um material inovador, usado na produção de roupa com componentes eletrónicos, contendo fios condutores à base de aço e que permitem a passagem de 50 miliamperes de corrente.

"Os materiais usados para a construção da luva são de nova geração", assinalou Miguel Félix Mata Rivera, explicando que a base da luva foi cosida à mão com fio de poliéster e nylon, e inclui molas e sensores para lhe darem robustez de maneira a manter a forma da mão. 

Trata-se de uma aplicação para sistema 'Android' [sistema operacional móvel] e está disponível na 'Play Store' de forma gratuita sob o nome 'Guante Traductor'.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC