sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas mexicanos criam luva que traduz a língua gestual

Os investigadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a língua gestual, divulgou a instituição.

J. Scott Applewhite

"Esta nova ferramenta [a luva] traduz em texto e voz os códigos de linguagem usados pelos surdos-mudos para que sejam entendidos pelas pessoas que os desconhecem", afirmam num comunicado disponível no 'site' da instituição os responsáveis do projeto Miguel Félix Mata Rivera e Helena Luna García, da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia e Tecnologias Avançadas (UPIITA).

O protótipo consiste numa luva que deteta os movimentos feitos pelo utilizador com a mão e os traduz nos 26 carateres do alfabeto internacional.

A aplicação desenvolvida "reproduz o texto em voz através de um sintetizador, permitindo à pessoa que fala com o utilizador da luva escutar o que este lhe quer dizer", salientou Miguel Félix Mata Rivera.  

O texto e o som são transmitidos da luva para o telemóvel da pessoa que não fala língua gestual, que deve ter uma aplicação específica.

"O protótipo cinge-se apenas ao alfabeto internacional, mas estamos já a trabalhar nos códigos" de língua espanhola, acrescentou, salientando que o desenvolvimento do projeto, composto por três módulos - sensorial, de processamento e um telemóvel - tem o propósito de criar uma luva que seja económica e acessível.  

Para detetar se os dedos [da luva] estão abertos ou fechados foi utilizado um material inovador, usado na produção de roupa com componentes eletrónicos, contendo fios condutores à base de aço e que permitem a passagem de 50 miliamperes de corrente.

"Os materiais usados para a construção da luva são de nova geração", assinalou Miguel Félix Mata Rivera, explicando que a base da luva foi cosida à mão com fio de poliéster e nylon, e inclui molas e sensores para lhe darem robustez de maneira a manter a forma da mão. 

Trata-se de uma aplicação para sistema 'Android' [sistema operacional móvel] e está disponível na 'Play Store' de forma gratuita sob o nome 'Guante Traductor'.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.