sicnot

Perfil

Mundo

Detida espanhola que recrutava meninas para o grupo Estado Islâmico

Uma espanhola, convertida ao islamismo, foi detida em Arrecife de Lanzarote, nas ilhas Canárias, e acusada de radicalização e de recrutar meninas e adolescentes, facilitando a viagem para a Síria para se juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).  

© Sergio Perez / Reuters

De acordo com o Ministério do Interior espanhol, a detida mantinha contacto direto com "um importante facilitador" do EI na Síria, de quem recebia as instruções para cumprir a missão, como a organização das viagens de mulheres para ingressarem nas fileiras daquela organização radical.  

Quando chegavam ao local eram "exploradas sexualmente", trabalhavam em tarefas domésticas e de apoio hospitalar e como "polícia de costumes", fiscalizando o cumprimento, pelas mulheres, da 'sharia' ou lei islâmica, explicou o Ministério em comunicado.  

Um grupo reduzido destas menores era integrado nas fileiras de combate do EI, indicou. 

A detida era uma espanhola residente na capital de Lanzarote, que tinha funções muito definidas: angariar e radicalizar as menores e facilitar a viagem, com rotas e medidas de segurança para não serem detetadas até chegarem ao destino.  

No mesmo comunicado, o Ministério do Interior indica que a operação continua a decorrer, estando a ser realizada por agentes do departamento de informações da polícia espanhola, em colaboração com a polícia das Canárias e a brigada provincial de informações de Málaga, sob a coordenação geral do Juizado Central n.º 1 e do Ministério Público da Audiência Nacional (tribunal com jurisdição em todo o território espanhol). 

Mais de 40 pessoas foram detidas, desde o início do ano, em Espanha por alegada colaboração com o EI, principalmente por recrutarem e enviarem combatentes para as zonas controladas pelos terroristas. 

Esta é a primeira detenção nas Canárias, já que a maioria ocorreu na Catalunha, Ceuta e Melilla. 

A atual operação decorre na sequência das iniciadas em agosto e dezembro do ano passado, em Ceuta, Melilla, Barcelona e também em Marrocos, e que durante as quais foram detidas dez pessoas, de acordo com o ministério do Interior espanhol. 

O comunicado refere que estas operações antiterroristas da polícia espanhola impediram a captação efetiva de um elevado número de mulheres pelas redes 'jihadistas', para serem enviadas para zonas controladas pelo EI. 

No sábado, em Barcelona, a polícia espanhola deteve um homem de nacionalidade marroquina, acusado de fazer propaganda 'jihadista' nas redes sociais. 

No domingo, o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz, afirmou que 116 espanhóis integraram as fileiras do EI ou da rede terrorista Al-Qaida. 

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC