sicnot

Perfil

Mundo

HSBC despede seis funcionários que filmaram falsa execução do Estado Islâmico

O banco britânico HSBC despediu seis funcionários por terem filmado um vídeo de uma falsa execução, semelhante às do grupo Estado Islâmico, durante uma ação de motivação da empresa, anunciou hoje um porta-voz.

© Peter Nicholls / Reuters

O vídeo, que mostrava os empregados do banco encapuzados com uma faca encostada a um homem de joelhos, que vestia um fato cor de laranja, foi divulgado pelos autores. É possível ouvir um dos funcionários a gritar "Allahou akbar" (Deus é grande, em árabe).

"Tomámos a decisão de despedir as pessoas implicadas", declarou um porta-voz do HSBC.

"Este vídeo é abjeto e o HSBC deseja pedir desculpa a todos os que se possam sentir ofendidos", acrescentou.

Os autores realizaram o vídeo durante uma ação de motivação para funcionários, que ocorreu num centro de karting em Birmingham.

O grupo Estado Islâmico, que controla vastos territórios no Iraque e na Síria, executou mais de 3.000 pessoas desde a proclamação do Califado Islâmico.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.