sicnot

Perfil

Mundo

Migrante morre no túnel da Mancha ao tentar chegar ao Reino Unido

Um migrante morreu hoje no túnel sob o canal da Mancha quando tentava chegar ao Reino Unido, disse um responsável francês da região de Pas-de-Calais.   

© Christian Hartmann / Reuters

O acidente obrigou ao encerramento de uma das seis secções do Eurotúnel, mas o tráfego ferroviário não foi interrompido, acrescentou a mesma fonte. As autoridades não adiantaram as circunstâncias da morte. 

O túnel, usado por comboios de mercadorias, é a principal via de acesso ao Reino Unido a partir do continente europeu. 

Centenas de migrantes tentam, todos os dias, chegar aos cais de embarque em Calais (França) para se esconderem nos camiões que fazem a travessia a bordo de comboios. 

"Depois de terem sido detetados migrantes numa composição de mercadorias, ao início da manhã, o comboio foi imediatamente travado", disse a prefeitura de Pas-de-Calais. 

As autoridades abriram um inquérito para determinar as causas do acidente. 

A empresa Eurotunnel anunciou, pouco depois das 10:00 (09:00 em Lisboa), na rede social Twitter, atrasos de três horas nos comboios provenientes do Reino Unido e de uma hora para as composições a partir de França. 

A Eurostar, gestora dos comboios de alta-velocidade que ligam Londres e Paris, Lille e Bruxelas, anunciou também, na mesma rede social, atrasos nos comboios, devido ao encerramento de parte do Eurotúnel "causado por um intruso num comboio de mercadorias". 

A 26 de junho, um migrante oriundo da Etiópia morreu junto do túnel, ao tentar subir para um comboio em andamento. 

De acordo com os últimos dados da prefeitura francesa, cerca de três mil migrantes, principalmente da Eritreia, Etiópia, Sudão e Afeganistão, que tentam chegar ao Reino Unido, estão registados na região de Calais. 

Lusa

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.