sicnot

Perfil

Mundo

Migrante morre no túnel da Mancha ao tentar chegar ao Reino Unido

Um migrante morreu hoje no túnel sob o canal da Mancha quando tentava chegar ao Reino Unido, disse um responsável francês da região de Pas-de-Calais.   

© Christian Hartmann / Reuters

O acidente obrigou ao encerramento de uma das seis secções do Eurotúnel, mas o tráfego ferroviário não foi interrompido, acrescentou a mesma fonte. As autoridades não adiantaram as circunstâncias da morte. 

O túnel, usado por comboios de mercadorias, é a principal via de acesso ao Reino Unido a partir do continente europeu. 

Centenas de migrantes tentam, todos os dias, chegar aos cais de embarque em Calais (França) para se esconderem nos camiões que fazem a travessia a bordo de comboios. 

"Depois de terem sido detetados migrantes numa composição de mercadorias, ao início da manhã, o comboio foi imediatamente travado", disse a prefeitura de Pas-de-Calais. 

As autoridades abriram um inquérito para determinar as causas do acidente. 

A empresa Eurotunnel anunciou, pouco depois das 10:00 (09:00 em Lisboa), na rede social Twitter, atrasos de três horas nos comboios provenientes do Reino Unido e de uma hora para as composições a partir de França. 

A Eurostar, gestora dos comboios de alta-velocidade que ligam Londres e Paris, Lille e Bruxelas, anunciou também, na mesma rede social, atrasos nos comboios, devido ao encerramento de parte do Eurotúnel "causado por um intruso num comboio de mercadorias". 

A 26 de junho, um migrante oriundo da Etiópia morreu junto do túnel, ao tentar subir para um comboio em andamento. 

De acordo com os últimos dados da prefeitura francesa, cerca de três mil migrantes, principalmente da Eritreia, Etiópia, Sudão e Afeganistão, que tentam chegar ao Reino Unido, estão registados na região de Calais. 

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07