sicnot

Perfil

Mundo

Migrante morre no túnel da Mancha ao tentar chegar ao Reino Unido

Um migrante morreu hoje no túnel sob o canal da Mancha quando tentava chegar ao Reino Unido, disse um responsável francês da região de Pas-de-Calais.   

© Christian Hartmann / Reuters

O acidente obrigou ao encerramento de uma das seis secções do Eurotúnel, mas o tráfego ferroviário não foi interrompido, acrescentou a mesma fonte. As autoridades não adiantaram as circunstâncias da morte. 

O túnel, usado por comboios de mercadorias, é a principal via de acesso ao Reino Unido a partir do continente europeu. 

Centenas de migrantes tentam, todos os dias, chegar aos cais de embarque em Calais (França) para se esconderem nos camiões que fazem a travessia a bordo de comboios. 

"Depois de terem sido detetados migrantes numa composição de mercadorias, ao início da manhã, o comboio foi imediatamente travado", disse a prefeitura de Pas-de-Calais. 

As autoridades abriram um inquérito para determinar as causas do acidente. 

A empresa Eurotunnel anunciou, pouco depois das 10:00 (09:00 em Lisboa), na rede social Twitter, atrasos de três horas nos comboios provenientes do Reino Unido e de uma hora para as composições a partir de França. 

A Eurostar, gestora dos comboios de alta-velocidade que ligam Londres e Paris, Lille e Bruxelas, anunciou também, na mesma rede social, atrasos nos comboios, devido ao encerramento de parte do Eurotúnel "causado por um intruso num comboio de mercadorias". 

A 26 de junho, um migrante oriundo da Etiópia morreu junto do túnel, ao tentar subir para um comboio em andamento. 

De acordo com os últimos dados da prefeitura francesa, cerca de três mil migrantes, principalmente da Eritreia, Etiópia, Sudão e Afeganistão, que tentam chegar ao Reino Unido, estão registados na região de Calais. 

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.