sicnot

Perfil

Mundo

Nova ilha japonesa é já 12 vezes maior devido à lava

Uma nova erupção vulcânica foi registada na remota ilha japonesa de Nishinoshima, cuja superfície aumentou 12 vezes devido à lava expelida por um vulcão há cerca de ano e meio, informou hoje a guarda costeira nipónica.

© KYODO Kyodo / Reuters

O vulcão começou a expelir fumo e lava através de uma cratera diferente da que estava em erupção desde o final de novembro de 2013, segundo as autoridades japonesas, que referiram que a cratera original deixou de evidenciar sinais de atividade na segunda-feira. 

Segundo os dados mais recentes, a ilha desabitada, situada no oceano Pacífico a cerca de mil quilómetros a sul de Tóquio, tem uma superfície 12 vezes maior do que antes da erupção vulcânica registada a 20 de novembro de 2013. 

Quando foi descoberta, a pequena ilha tinha 200 metros de diâmetro. 

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),