sicnot

Perfil

Mundo

Nova ilha japonesa é já 12 vezes maior devido à lava

Uma nova erupção vulcânica foi registada na remota ilha japonesa de Nishinoshima, cuja superfície aumentou 12 vezes devido à lava expelida por um vulcão há cerca de ano e meio, informou hoje a guarda costeira nipónica.

© KYODO Kyodo / Reuters

O vulcão começou a expelir fumo e lava através de uma cratera diferente da que estava em erupção desde o final de novembro de 2013, segundo as autoridades japonesas, que referiram que a cratera original deixou de evidenciar sinais de atividade na segunda-feira. 

Segundo os dados mais recentes, a ilha desabitada, situada no oceano Pacífico a cerca de mil quilómetros a sul de Tóquio, tem uma superfície 12 vezes maior do que antes da erupção vulcânica registada a 20 de novembro de 2013. 

Quando foi descoberta, a pequena ilha tinha 200 metros de diâmetro. 

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19