sicnot

Perfil

Mundo

Papa diz que não se pode continuar a virar costas aos mais necessitados e à Terra-Mãe

O papa Francisco avisou que não se pode continuar a virar as costas aos mais necessitados e "à Terra-Mãe", durante o discurso que pronunciou na terça-feira na Universidade Pontifícia de Quito a estudantes e professores. 

© Alessandro Bianchi / Reuters

Este foi o seu primeiro discurso dedicado ao tema da importância da defesa da ecologia, que foi o tema central da sua recente encíclica "Laudato Si" (Louvado Seja), mas também apelou ao mundo da educação para que dê a sua contribuição. 

"Não podemos continuar a virar as costas à nossa realidade, aos nossos irmãos, à nossa Mãe, a Terra", exclamou. 

Insistindo neste ponto, o papa acrescentou: "Não nos é permitido ignorar o que está a acontecer à nossa volta, como se determinadas situações não existissem ou não tivessem a ver com a nossa realidade". 

O papa Francisco lamentou que "a morte de um sem-abrigo nos arredores (da basílica) de São Pedro não é notícia, mas se a bolsa de um país poderoso cai três pontos sai nos noticiários". 

Jorge Bergoglio disse que, como reiterou na "Laudato Si", a defesa do ambiente "já não é uma mera recomendação, mas uma exigência que nasce do dano provocado pelo uso irresponsável e dos abusos dos bens que Deus pôs na Terra". 

Citando a encíclica, onde exprimiu a posição da Igreja sobre as alterações climáticas, o papa alertou: "O ambiente humano e o natural degradam-se em conjunto e não se pode enfrentar adequadamente a degradação humana e social se não se prestar atenção às suas causas". 

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.