sicnot

Perfil

Mundo

BRICS reúnem-se na Rússia com Ucrânia, Grécia e terrorismo na agenda

Os líderes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) iniciam hoje na Rússia uma cimeira de dois dias para discutir a crise da Grécia, a situação na Ucrânia e a ameaça do grupo Estado Islâmico.

Reuters

"Durante um almoço de trabalho fechado, os líderes tratarão de toda a atualidade da agenda internacional, incluindo a Ucrânia, Grécia e a ameaça terrorista por parte do Estado Islâmico (ISIS, na sigla em ingês)", anunciou na segunda-feira um assessor do Presidente russo Vladimir Putin, referindo que a cimeira terá lugar em Ufa, sudoeste da Rússia.

O tema central do encontro dos líderes do grupo de países com economias emergentes será, no entanto, "a situação económica e o mundo", bem como a cooperação económica dos BRICS no seio do G20, acrescentou o porta-voz de Vladimir Putin.

A intenção da Rússia, que acolhe este ano a 15ª cimeira dos BRICS, é impulsionar a dimensão política deste fórum que nasceu com uma vocação eminentemente económica, e aumentar a cooperação entre estes países para potenciar a competitividade.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.