sicnot

Perfil

Mundo

Grupo Estado Islâmico pirateia página do Observatório Sírio de Direitos Humanos

Simpatizantes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) piratearam a página na Internet do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, indicou hoje o diretor desta organização não-governamental, Rami Abderrahman.

© Mal Langsdon / Reuters

O responsável da ONG síria precisou que o autodenominado "Ciberexército do Califado" colocou no sítio da internet uma fotomontagem dele, ajoelhado e vestido com um fato-macaco cor de laranja, juntamente com um verdugo dos 'jihadistas', que tem uma mão no seu pescoço enquanto na outra segura uma faca.

Numa mensagem em árabe e inglês, os extremistas afirmam que "num ataque surpresa, o 'Ciberexército do Califado' entrou na página eletrónica do chamado Observatório Sírio dos Direitos Humanos e destruiu toda a sua informação".

Neste momento, não é possível aceder ao sítio na Interne da ONG, com sede no Reino Unido mas que tem uma vasta rede de ativistas a operar em território sírio.

Abderrahman confirmou que os piratas informáticos eliminaram todos os dados que a página eletrónica continha, embora tenha acrescentado que os perfis das redes sociais Twitter e Facebook da organização continuam a funcionar.

O Observatório é um dos poucos grupos sírios que informam sobre o que se passa no terreno nas zonas dominadas pelo EI na Síria, além de documentar casos em áreas sob o controlo do regime de Bashar al-Assad e de outras organizações armadas.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07