sicnot

Perfil

Mundo

Localizados destroços de helicóptero angolano e corpos de seis ocupantes

A polícia angolana anunciou hoje ter recuperado no município de Conda, centro-litoral de Angola, os destroços de um helicóptero desaparecido desde quinta-feira da semana passada e dos corpos dos seis ocupantes que seguiam a bordo. 

O aparelho, da SonAir, empresa do grupo petrolífero estatal Sonangol, estava ao serviço do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), e foi recuperado hoje na zona onde se concentravam as buscas desde o seu desaparecimento, tendo em conta relatos de populares, mas dificultadas pela falta de acessos.

Em conferência de imprensa, o comandante da Polícia Nacional na província de Cuanza Sul informou que os destroços da aeronave foram localizados hoje numa zona a cerca de 100 quilómetros do Sumbe, a capital da província.

"Temos também localizados os seis corpos", disse o comissário Alberto Lisboa Mário, sublinhando que a operação foi possível de concretizar também com o apoio e conhecimento de terreno dos sobas (autoridades tradicionais) da região.

O helicóptero, que desapareceu quando voava entre Sumbe e Waku-Kungo, levava a bordo seis pessoas - piloto, copiloto, mecânico de bordo, dois enfermeiros do INEMA e um polícia de trânsito - que prestavam serviço de apoio à sinistralidade rodoviária.

De acordo com testemunho de alguns caçadores da região de Ninhime - onde foram recuperados os destroços -, o aparelho foi visto a sobrevoar a zona, montanhosa e com uma floresta densa, tendo de seguida se escutado uma explosão.

As buscas estavam no terreno desde quinta-feira, mas estavam a ser dificultadas também pelo nevoeiro na zona, habitual nesta altura do ano.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".