sicnot

Perfil

Mundo

Localizados destroços de helicóptero angolano e corpos de seis ocupantes

A polícia angolana anunciou hoje ter recuperado no município de Conda, centro-litoral de Angola, os destroços de um helicóptero desaparecido desde quinta-feira da semana passada e dos corpos dos seis ocupantes que seguiam a bordo. 

O aparelho, da SonAir, empresa do grupo petrolífero estatal Sonangol, estava ao serviço do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), e foi recuperado hoje na zona onde se concentravam as buscas desde o seu desaparecimento, tendo em conta relatos de populares, mas dificultadas pela falta de acessos.

Em conferência de imprensa, o comandante da Polícia Nacional na província de Cuanza Sul informou que os destroços da aeronave foram localizados hoje numa zona a cerca de 100 quilómetros do Sumbe, a capital da província.

"Temos também localizados os seis corpos", disse o comissário Alberto Lisboa Mário, sublinhando que a operação foi possível de concretizar também com o apoio e conhecimento de terreno dos sobas (autoridades tradicionais) da região.

O helicóptero, que desapareceu quando voava entre Sumbe e Waku-Kungo, levava a bordo seis pessoas - piloto, copiloto, mecânico de bordo, dois enfermeiros do INEMA e um polícia de trânsito - que prestavam serviço de apoio à sinistralidade rodoviária.

De acordo com testemunho de alguns caçadores da região de Ninhime - onde foram recuperados os destroços -, o aparelho foi visto a sobrevoar a zona, montanhosa e com uma floresta densa, tendo de seguida se escutado uma explosão.

As buscas estavam no terreno desde quinta-feira, mas estavam a ser dificultadas também pelo nevoeiro na zona, habitual nesta altura do ano.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas