sicnot

Perfil

Mundo

Localizados destroços de helicóptero angolano e corpos de seis ocupantes

A polícia angolana anunciou hoje ter recuperado no município de Conda, centro-litoral de Angola, os destroços de um helicóptero desaparecido desde quinta-feira da semana passada e dos corpos dos seis ocupantes que seguiam a bordo. 

O aparelho, da SonAir, empresa do grupo petrolífero estatal Sonangol, estava ao serviço do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), e foi recuperado hoje na zona onde se concentravam as buscas desde o seu desaparecimento, tendo em conta relatos de populares, mas dificultadas pela falta de acessos.

Em conferência de imprensa, o comandante da Polícia Nacional na província de Cuanza Sul informou que os destroços da aeronave foram localizados hoje numa zona a cerca de 100 quilómetros do Sumbe, a capital da província.

"Temos também localizados os seis corpos", disse o comissário Alberto Lisboa Mário, sublinhando que a operação foi possível de concretizar também com o apoio e conhecimento de terreno dos sobas (autoridades tradicionais) da região.

O helicóptero, que desapareceu quando voava entre Sumbe e Waku-Kungo, levava a bordo seis pessoas - piloto, copiloto, mecânico de bordo, dois enfermeiros do INEMA e um polícia de trânsito - que prestavam serviço de apoio à sinistralidade rodoviária.

De acordo com testemunho de alguns caçadores da região de Ninhime - onde foram recuperados os destroços -, o aparelho foi visto a sobrevoar a zona, montanhosa e com uma floresta densa, tendo de seguida se escutado uma explosão.

As buscas estavam no terreno desde quinta-feira, mas estavam a ser dificultadas também pelo nevoeiro na zona, habitual nesta altura do ano.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47