sicnot

Perfil

Mundo

"Dramático aumento do discurso de ódio na internet"

A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI, na sigla em Inglês) do Conselho da Europa alertou hoje para o "aumento dramático" na internet do discurso do ódio, do antissemitismo e da islamofobia. 

Captura de ecrã da página de Twitter do Comando Central dos EUA pirateado por simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico, em Janeiro de 2015.

Captura de ecrã da página de Twitter do Comando Central dos EUA pirateado por simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico, em Janeiro de 2015.

© Handout . / Reuters

Segundo o seu relatório anual de 2014, publicado hoje, a origem deste aumento está nos "conflitos do Médio Oriente, movimentos islamitas violentos e chegada massiva de imigrantes à Europa". 

A ECRI, que analisa o racismo, a xenofobia e a intolerância nos Estados que integram o Conselho de Europa, recorda que o discurso do ódio se difunde rapidamente nas redes sociais, onde "a sua audiência pode ser maior do que a da imprensa escrita extremista". 

O secretário-geral do Conselho de Europa, Thorbjorn Jagland, assinalou que "se enfrentam muitas crises, mas o crescente fenómeno do antissemitismo, da islamofobia e do racismo são as maiores ameaças ao futuro da Europa".  

Jagland defende que "os líderes políticos devem tomar ações decisivas para travar esta perigosa tendência". 

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.