sicnot

Perfil

Mundo

"Dramático aumento do discurso de ódio na internet"

A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI, na sigla em Inglês) do Conselho da Europa alertou hoje para o "aumento dramático" na internet do discurso do ódio, do antissemitismo e da islamofobia. 

Captura de ecrã da página de Twitter do Comando Central dos EUA pirateado por simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico, em Janeiro de 2015.

Captura de ecrã da página de Twitter do Comando Central dos EUA pirateado por simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico, em Janeiro de 2015.

© Handout . / Reuters

Segundo o seu relatório anual de 2014, publicado hoje, a origem deste aumento está nos "conflitos do Médio Oriente, movimentos islamitas violentos e chegada massiva de imigrantes à Europa". 

A ECRI, que analisa o racismo, a xenofobia e a intolerância nos Estados que integram o Conselho de Europa, recorda que o discurso do ódio se difunde rapidamente nas redes sociais, onde "a sua audiência pode ser maior do que a da imprensa escrita extremista". 

O secretário-geral do Conselho de Europa, Thorbjorn Jagland, assinalou que "se enfrentam muitas crises, mas o crescente fenómeno do antissemitismo, da islamofobia e do racismo são as maiores ameaças ao futuro da Europa".  

Jagland defende que "os líderes políticos devem tomar ações decisivas para travar esta perigosa tendência". 

Lusa

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43