sicnot

Perfil

Mundo

Morreu o príncipe e ex-ministro da Arábia Saudita Saoud al-Faysal

O príncipe Saoud al-Faysal, que foi o chefe da diplomacia da Arábia Saudita durante 40 anos, morreu, anunciou hoje a família.   Segundo fontes sauditas, o príncipe terá morrido no estrangeiro na sequência de problemas cardíacos.

© Jamal Saidi / Reuters

Nascido em 1940, o príncipe Faysal sofria de vários problemas de saúde, nomeadamente de dificuldades em andar na sequência de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido nos Estados Unidos da América.

"Que Deus o aceite no paraíso", escreveu o seu sobrinho Saoud Mohammed Al- Abdallah al-Faysal na sua conta na rede social Twitter.

Um outro membro da família - Nawaf al-Faysal, anunciou a morte do príncipe na rede social Facebook.

"Gostaria muito de desmentir a notícia da sua morte", escreveu no Twitter o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Osama Nugali.

Saoud al-Faysal foi o ministro de Negócios Estrangeiros que exerceu o cargo durante mais tempo, tendo servido quatro reis durante quatro décadas.

Em abril, pediu a demissão de funções invocando motivos de saúde, segundo um decreto publicado pela agência oficial saudita SPA. Na ocasião, foi nomeado conselheiro e emissário especial do rei Salman da Arábia Saudita.

Adel al-Jubeir substituiu o príncipe Saoud como chefe da diplomacia saudita no âmbito de uma grande remodelação efetuada pelo rei Salman, quando em janeiro último passou a liderar os destinos de uma das maiores potências petrolíferas do mundo.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..