sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres de Branco pediram para serem recebidas pelo papa na sua visita a Cuba

Um grupo de dissidentes cubanos, as Mulheres de Branco, pediu para ser recebido pelo papa Francisco, durante a sua viagem, em setembro, a Cuba, foi hoje divulgado pela sua dirigente, Berta Soler. 

© Claudia Daut / Reuters

"Reunimo-nos na quarta-feira com o núncio apostólico, monsenhor Giorgio Lingua, a quem entregámos uma carta endereçada ao papa, na qual lhe pedimos que nos receba quando visitar Cuba, apesar da sua apertada agenda", disse à agência noticiosa France Presse Berta Soler. 

"Sabemos que esse encontro não depende do núncio, mas ele mostrou-se muito recetivo, e garantiu-nos que ia transmitir a carta", acrescentou.

O grupo Mulheres de Branco, formado em 2003, é constituído por mulheres, viúvas e mães de presos políticos, e que todos os domingos se passeia numa determinada praça da capital cubana.

A Nunciatura Apostólica confirmou à France Presse a reunião, mas não fez qualquer outro comentário.

Soler disse ainda que informou o núncio sobre a situação dos Direitos Humanos em Cuba, e lhe entregou um CD com "testemunhos de mulheres e militantes que foram vítimas de repressões nas últimas semanas", bem como uma lista dos nomes dos presos políticos.

A dirigente afirmou-se preocupada com a visita do papa, prevista para 19 a 22 de setembro, "porque quando veio [a Cuba] Bento XVI [em março de 2012], o Governo interpelou centenas de opositores de modo a evitar que assistissem às eucaristias".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.