sicnot

Perfil

Mundo

Recuperados corpos de vítimas de helicóptero que caiu há uma semana em Angola

Os corpos das seis vítimas a bordo do helicóptero, que caiu há uma semana, na província angolana do Cuanza Sul, foram hoje resgatados, depois de vários dias de buscas para a localização do aparelho.     

Google Maps

A aeronave, da SonAir, empresa do grupo petrolífero estatal Sonangol, estava ao serviço do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), e desapareceu na quinta-feira passada, na localidade do Nhime, no morro do Ungelo, município de Conda.

A equipa de buscas no terreno, integrada pela Polícia Nacional, Forças Armadas, Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, brigada canina e populares da zona, apenas quarta-feira conseguiu localizar os destroços do aparelho, com o apoio de dois cães farejadores, um dos quais equipado com máquina fotográfica, que fez fotos do aparelho.

Os trabalhos de hoje envolveram 94 polícias, 200 militares das Forças Armadas Angolanas e vários populares.

No helicóptero, viajavam o comandante da aeronave, Adão Fialho, o capitão de bordo, José Caetano, o polícia de trânsito, Filipe Tchinduamba, o motorista do INEMA, Victor Semedo, a enfermeira do INEMA, Victoria Miguel, bem como o técnico de bordo, Lapeur Frederic, de nacionalidade francesa.

Em declarações hoje à imprensa, o comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Alberto Lisboa Mário, disse que os corpos das vítimas já foram identificados para posterior entrega às famílias.

"Foi um trabalho árduo das tropas, da Polícia, caçadores, da brigada canina e da população, que não pouparam esforços para encontrar a aeronave desaparecida há sete dias", referiu o comandante da Polícia local. 

Alberto Lisboa Mário disse ainda que a visibilidade no local era muito reduzida devido ao forte nevoeiro que se faz sentir nesta altura do ano, o que dificultou a operação, agravada pela mata densa e profundidade do local.

Na sexta-feira, uma equipa de comandos deverá deslocar-se novamente ao local para retirada da caixa preta e destroços do aparelho, para se apurar as causas do acidente, segundo a agência noticiosa angolana, Angop.

A aeronave levantou voo no Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, para montar um posto para acudir eventuais sinistrados na Estada Nacional 120, devido às festas do município do Waku-Kungo.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.