sicnot

Perfil

Mundo

FBI impediu planos para atentados no 4 de julho

O FBI informou na quinta-feira que impediu planos terroristas para atacar o solo norte-americano durante as festividades do 4 de julho, e alertou para possíveis novas ameaças nos próximos dias.

© Jonathan Ernst / Reuters

O diretor do FBI, James Comey, indicou que os planos terroristas eram “inspirados” pelo Estado Islâmico e no seu apelo para atacar os Estados Unidos, não precisando o número de planos abortados e os seus objetivos.

As operações policiais que decorreram em todo o país contra o terrorismo vinculado ao Estado Islâmico resultaram, nas últimas semanas, numa dezena de detenções.

“Creio que o nosso trabalho impediu planos para matar pessoas, provavelmente em ligação ao 4 de julho [Dia da Independência dos Estados Unidos]”, indiciou Comey.

Segundo o FBI, estes planos era “pouco sofisticados” e baseavam-se no recurso a armas brancas e de fogo.

De acordo com as autoridades, estes ataques não foram planeados por grupos terroristas a partir do estrangeiro, mas foi solicitada ajuda fora do país.

Esta “ajuda” consistiu no recrutamento dos agora detidos e no “incentivo” para que realizassem ataques em solo norte-americano, mediante comunicação online com membros do Estado Islâmico, através de programas de encriptação de dados.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".