sicnot

Perfil

Mundo

Kerry destaca "atmosfera construtiva" nas negociações com o Irão

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que houve progressos nas negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear e elogiou o que disse ser uma atmosfera "construtiva". 

© Carlos Barria / Reuters

"Penso que resolvemos algumas coisas que estavam em suspenso e que fizemos algum progresso", disse, ao falar a jornalistas, quando se reuniu com a sua equipa em Viena. 

As reuniões têm-se sucedido ao longo de todo o dia, disse, com Kerry a declarar aos jornalistas que o acompanham desde Washington: "A atmosfera é muito construtiva". 

Para a noite de hoje e o dia de sábado, Kerry adiantou que os negociadores vão discutir "algumas questões muito difíceis". 

As negociações encaminham-se para o terceiro fim de semana em Viena, com as partes focadas nas diferenças que continuam a impedir um acordo. 

Em causa está um diferendo, que já dura há 13 anos, e a necessidade de um entendimento que permita o bloqueio do desenvolvimento de uma arma nuclear pelo Irão em troca do levantamento de sanções. 

Os termos de um acordo provisório de 2013, que permitiu o congelamento do essencial do programa iraniano de enriquecimento de urânio em troca de um alívio das sanções, foram prolongados até segunda-feira.

Para sábado é esperada a presença na capital austríaca também dos ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, Philip Hammond.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC