sicnot

Perfil

Mundo

Kerry destaca "atmosfera construtiva" nas negociações com o Irão

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que houve progressos nas negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear e elogiou o que disse ser uma atmosfera "construtiva". 

© Carlos Barria / Reuters

"Penso que resolvemos algumas coisas que estavam em suspenso e que fizemos algum progresso", disse, ao falar a jornalistas, quando se reuniu com a sua equipa em Viena. 

As reuniões têm-se sucedido ao longo de todo o dia, disse, com Kerry a declarar aos jornalistas que o acompanham desde Washington: "A atmosfera é muito construtiva". 

Para a noite de hoje e o dia de sábado, Kerry adiantou que os negociadores vão discutir "algumas questões muito difíceis". 

As negociações encaminham-se para o terceiro fim de semana em Viena, com as partes focadas nas diferenças que continuam a impedir um acordo. 

Em causa está um diferendo, que já dura há 13 anos, e a necessidade de um entendimento que permita o bloqueio do desenvolvimento de uma arma nuclear pelo Irão em troca do levantamento de sanções. 

Os termos de um acordo provisório de 2013, que permitiu o congelamento do essencial do programa iraniano de enriquecimento de urânio em troca de um alívio das sanções, foram prolongados até segunda-feira.

Para sábado é esperada a presença na capital austríaca também dos ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, Philip Hammond.

Lusa

  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. Esta madrugada em Cambrils, cinco suspeitos foram abatidos e outra pessoa acabou por morrer, num segundo ataque. Há quatro detenções confirmadas. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Autoridades acreditam que suspeito do ataque nas Ramblas pertence a célula terrorista
    1:36
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55