sicnot

Perfil

Mundo

Kerry destaca "atmosfera construtiva" nas negociações com o Irão

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que houve progressos nas negociações com o Irão sobre o seu programa nuclear e elogiou o que disse ser uma atmosfera "construtiva". 

© Carlos Barria / Reuters

"Penso que resolvemos algumas coisas que estavam em suspenso e que fizemos algum progresso", disse, ao falar a jornalistas, quando se reuniu com a sua equipa em Viena. 

As reuniões têm-se sucedido ao longo de todo o dia, disse, com Kerry a declarar aos jornalistas que o acompanham desde Washington: "A atmosfera é muito construtiva". 

Para a noite de hoje e o dia de sábado, Kerry adiantou que os negociadores vão discutir "algumas questões muito difíceis". 

As negociações encaminham-se para o terceiro fim de semana em Viena, com as partes focadas nas diferenças que continuam a impedir um acordo. 

Em causa está um diferendo, que já dura há 13 anos, e a necessidade de um entendimento que permita o bloqueio do desenvolvimento de uma arma nuclear pelo Irão em troca do levantamento de sanções. 

Os termos de um acordo provisório de 2013, que permitiu o congelamento do essencial do programa iraniano de enriquecimento de urânio em troca de um alívio das sanções, foram prolongados até segunda-feira.

Para sábado é esperada a presença na capital austríaca também dos ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, e do Reino Unido, Philip Hammond.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.