sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa desde o início do ano

Mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa através do Mediterrâneo desde o início do ano, enquanto quase dois mil morreram durante a perigosa travessia, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Handout . / Reuters

Os números divulgados pela OIM surgem na mesma altura em que as Nações Unidas exigem "uma resposta coletiva e consequente da Europa" face ao drama dos migrantes.

Entre os destinos mais frequentes, o foco está agora na Grécia, (nomeadamente nas muitas ilhas do país), que, desde janeiro, já acolheu cerca de 77 mil pessoas, mais do que durante todo o ano de 2014. 

"Em média, mil pessoas desembarcam diariamente nas ilhas gregas, na maioria fugindo da guerra na Síria", indicou William Spindler, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Itália, até agora destino privilegiado dos barcos sobrelotados de migrantes, recebeu 75 mil pessoas desde o início do ano.

"A Grécia tem necessidade de ajuda urgente e esperamos que a Europa intervenha", apelou William Spindler, acrescentando que Macedónia e Sérvia são as etapas seguintes desses migrantes, que procuram chegar aos países do Norte da Europa, precisando igualmente de apoio.

Lusa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00