sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa desde o início do ano

Mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa através do Mediterrâneo desde o início do ano, enquanto quase dois mil morreram durante a perigosa travessia, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Handout . / Reuters

Os números divulgados pela OIM surgem na mesma altura em que as Nações Unidas exigem "uma resposta coletiva e consequente da Europa" face ao drama dos migrantes.

Entre os destinos mais frequentes, o foco está agora na Grécia, (nomeadamente nas muitas ilhas do país), que, desde janeiro, já acolheu cerca de 77 mil pessoas, mais do que durante todo o ano de 2014. 

"Em média, mil pessoas desembarcam diariamente nas ilhas gregas, na maioria fugindo da guerra na Síria", indicou William Spindler, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Itália, até agora destino privilegiado dos barcos sobrelotados de migrantes, recebeu 75 mil pessoas desde o início do ano.

"A Grécia tem necessidade de ajuda urgente e esperamos que a Europa intervenha", apelou William Spindler, acrescentando que Macedónia e Sérvia são as etapas seguintes desses migrantes, que procuram chegar aos países do Norte da Europa, precisando igualmente de apoio.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".