sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor em Espanha faz primeira vítima mortal

Uma mulher de 83 anos tornou-se hoje na primeira vítima mortal de uma onda de calor que tem afetado Espanha nos últimos dias e que fez subir os termómetros para temperaturas recorde em várias regiões. 

Manu Fernandez

A mulher, doente crónica, foi internada na quinta-feira no hospital San Juan de Alicante (em Alicante) devido ao calor. Tinha a temperatura corporal acima dos 40 graus celsius e estava já em estado comatoso, o que "caracteriza um golpe de calor clássico em pessoas de idade avançada", indicaram as autoridades sanitárias locais.  

Desde 18 de junho, quando as entidades de saúde pública iniciaram o dispositivo especial de verão em Valência, cinco pessoas foram hospitalizadas por exposição a temperaturas altas.

A onda de calor que afeta Espanha deverá prosseguir pelo menos até 16 de julho, em toda a Península e nas ilhas Baleares. Nas Canárias as temperaturas vão começar a descer progressivamente a partir de hoje, segundo a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

Por outro lado, o vento, a humidade e as altas temperaturas (de quase 40 graus) fizeram disparar o risco de incêndios florestais, que agora está no grau extremo em quase toda a Espanha, indicou a AEMET.

Há vários focos de incêndio nas províncias de Huelva, Granada, Jaén e Castellón. As equipas de bombeiros conseguiram estabilizar estes fogos, mas pelo menos a evolução do fogo em Jaén está muito dependente do comportamento do vento nas próximas horas.

Lusa

  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.