sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor em Espanha faz primeira vítima mortal

Uma mulher de 83 anos tornou-se hoje na primeira vítima mortal de uma onda de calor que tem afetado Espanha nos últimos dias e que fez subir os termómetros para temperaturas recorde em várias regiões. 

Manu Fernandez

A mulher, doente crónica, foi internada na quinta-feira no hospital San Juan de Alicante (em Alicante) devido ao calor. Tinha a temperatura corporal acima dos 40 graus celsius e estava já em estado comatoso, o que "caracteriza um golpe de calor clássico em pessoas de idade avançada", indicaram as autoridades sanitárias locais.  

Desde 18 de junho, quando as entidades de saúde pública iniciaram o dispositivo especial de verão em Valência, cinco pessoas foram hospitalizadas por exposição a temperaturas altas.

A onda de calor que afeta Espanha deverá prosseguir pelo menos até 16 de julho, em toda a Península e nas ilhas Baleares. Nas Canárias as temperaturas vão começar a descer progressivamente a partir de hoje, segundo a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

Por outro lado, o vento, a humidade e as altas temperaturas (de quase 40 graus) fizeram disparar o risco de incêndios florestais, que agora está no grau extremo em quase toda a Espanha, indicou a AEMET.

Há vários focos de incêndio nas províncias de Huelva, Granada, Jaén e Castellón. As equipas de bombeiros conseguiram estabilizar estes fogos, mas pelo menos a evolução do fogo em Jaén está muito dependente do comportamento do vento nas próximas horas.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".