sicnot

Perfil

Mundo

Onda de calor em Espanha faz primeira vítima mortal

Uma mulher de 83 anos tornou-se hoje na primeira vítima mortal de uma onda de calor que tem afetado Espanha nos últimos dias e que fez subir os termómetros para temperaturas recorde em várias regiões. 

Manu Fernandez

A mulher, doente crónica, foi internada na quinta-feira no hospital San Juan de Alicante (em Alicante) devido ao calor. Tinha a temperatura corporal acima dos 40 graus celsius e estava já em estado comatoso, o que "caracteriza um golpe de calor clássico em pessoas de idade avançada", indicaram as autoridades sanitárias locais.  

Desde 18 de junho, quando as entidades de saúde pública iniciaram o dispositivo especial de verão em Valência, cinco pessoas foram hospitalizadas por exposição a temperaturas altas.

A onda de calor que afeta Espanha deverá prosseguir pelo menos até 16 de julho, em toda a Península e nas ilhas Baleares. Nas Canárias as temperaturas vão começar a descer progressivamente a partir de hoje, segundo a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

Por outro lado, o vento, a humidade e as altas temperaturas (de quase 40 graus) fizeram disparar o risco de incêndios florestais, que agora está no grau extremo em quase toda a Espanha, indicou a AEMET.

Há vários focos de incêndio nas províncias de Huelva, Granada, Jaén e Castellón. As equipas de bombeiros conseguiram estabilizar estes fogos, mas pelo menos a evolução do fogo em Jaén está muito dependente do comportamento do vento nas próximas horas.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.