sicnot

Perfil

Mundo

Polícia da Turquia detem 21 presumíveis membros do grupo Estado Islâmico

As autoridades turcas interpelaram hoje 21 pessoas suspeitas de pertencerem ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) numa operação policial em quatro cidades do país, incluindo Istambul, informou a agência pró-governamental Anatólia.

STR

Entre os suspeitos encontram-se três cidadãos estrangeiros, cuja nacionalidade não foi precisada. Os estrangeiros preparavam-se para alcançar a Síria, segundo a Anatólia.

A polícia antiterrorista realizou a operação principalmente em Istambul, mas também na cidade vizinha de Izmit, em Sanliurfa (sudeste) e Mersin (sul).

A Turquia é considerada o principal ponto de passagem dos recrutas do EI, nomeadamente europeus, para a Síria, onde a organização extremista controla largas faixas do território ao longo da fronteira entre os dois países.

No passado dia 01, a polícia deteve no oeste da Turquia sete outros presumíveis membros do EI, alguns dos quais já tinham combatido na Síria.

Os países ocidentais têm criticado Ancara pela sua complacência em relação às organizações radicais em guerra contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, o que a Turquia desmente.

A operação de hoje acontece depois de uma delegação de altos responsáveis norte-americanos ter tido dois dias de reuniões esta semana em Ancara. As duas partes comprometeram-se a reforçar a sua cooperação e coordenação contra o EI.

Lusa

  • Menina de 10 meses salva em alto mar na Turquia
    0:34

    Mundo

    A guarda costeira turca foi chamada, na tarde desta sexta-feira, para resgatar em alto mar uma bebé de 10 meses à deriva numa bóia. No momento do resgate, a menina estava já a cerca de um quilómetro da praia, na costa norte da Turquia. Com a ajuda de uma corda, um dos socorristas trouxe a bóia até à embarcação e conseguiu pegar ao colo a bebé, que foi, depois, entregue à mãe aflita, que não se apercebeu que a filha estava já a navegar em pleno Mediterrâneo.

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.