sicnot

Perfil

Mundo

Polícia da Turquia detem 21 presumíveis membros do grupo Estado Islâmico

As autoridades turcas interpelaram hoje 21 pessoas suspeitas de pertencerem ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) numa operação policial em quatro cidades do país, incluindo Istambul, informou a agência pró-governamental Anatólia.

STR

Entre os suspeitos encontram-se três cidadãos estrangeiros, cuja nacionalidade não foi precisada. Os estrangeiros preparavam-se para alcançar a Síria, segundo a Anatólia.

A polícia antiterrorista realizou a operação principalmente em Istambul, mas também na cidade vizinha de Izmit, em Sanliurfa (sudeste) e Mersin (sul).

A Turquia é considerada o principal ponto de passagem dos recrutas do EI, nomeadamente europeus, para a Síria, onde a organização extremista controla largas faixas do território ao longo da fronteira entre os dois países.

No passado dia 01, a polícia deteve no oeste da Turquia sete outros presumíveis membros do EI, alguns dos quais já tinham combatido na Síria.

Os países ocidentais têm criticado Ancara pela sua complacência em relação às organizações radicais em guerra contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, o que a Turquia desmente.

A operação de hoje acontece depois de uma delegação de altos responsáveis norte-americanos ter tido dois dias de reuniões esta semana em Ancara. As duas partes comprometeram-se a reforçar a sua cooperação e coordenação contra o EI.

Lusa

  • Menina de 10 meses salva em alto mar na Turquia
    0:34

    Mundo

    A guarda costeira turca foi chamada, na tarde desta sexta-feira, para resgatar em alto mar uma bebé de 10 meses à deriva numa bóia. No momento do resgate, a menina estava já a cerca de um quilómetro da praia, na costa norte da Turquia. Com a ajuda de uma corda, um dos socorristas trouxe a bóia até à embarcação e conseguiu pegar ao colo a bebé, que foi, depois, entregue à mãe aflita, que não se apercebeu que a filha estava já a navegar em pleno Mediterrâneo.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27