sicnot

Perfil

Mundo

Polícia da Turquia detem 21 presumíveis membros do grupo Estado Islâmico

As autoridades turcas interpelaram hoje 21 pessoas suspeitas de pertencerem ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) numa operação policial em quatro cidades do país, incluindo Istambul, informou a agência pró-governamental Anatólia.

STR

Entre os suspeitos encontram-se três cidadãos estrangeiros, cuja nacionalidade não foi precisada. Os estrangeiros preparavam-se para alcançar a Síria, segundo a Anatólia.

A polícia antiterrorista realizou a operação principalmente em Istambul, mas também na cidade vizinha de Izmit, em Sanliurfa (sudeste) e Mersin (sul).

A Turquia é considerada o principal ponto de passagem dos recrutas do EI, nomeadamente europeus, para a Síria, onde a organização extremista controla largas faixas do território ao longo da fronteira entre os dois países.

No passado dia 01, a polícia deteve no oeste da Turquia sete outros presumíveis membros do EI, alguns dos quais já tinham combatido na Síria.

Os países ocidentais têm criticado Ancara pela sua complacência em relação às organizações radicais em guerra contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, o que a Turquia desmente.

A operação de hoje acontece depois de uma delegação de altos responsáveis norte-americanos ter tido dois dias de reuniões esta semana em Ancara. As duas partes comprometeram-se a reforçar a sua cooperação e coordenação contra o EI.

Lusa

  • Menina de 10 meses salva em alto mar na Turquia
    0:34

    Mundo

    A guarda costeira turca foi chamada, na tarde desta sexta-feira, para resgatar em alto mar uma bebé de 10 meses à deriva numa bóia. No momento do resgate, a menina estava já a cerca de um quilómetro da praia, na costa norte da Turquia. Com a ajuda de uma corda, um dos socorristas trouxe a bóia até à embarcação e conseguiu pegar ao colo a bebé, que foi, depois, entregue à mãe aflita, que não se apercebeu que a filha estava já a navegar em pleno Mediterrâneo.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC