sicnot

Perfil

Mundo

Pelos menos seis mortos em atentados com bombas na Tailândia

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas na Tailândia, em oito atentados com bombas, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje, no sul do país.

© Sukree Sukplang / Reuters


Três mulheres morreram num ataque num bar de karaoke, na província de Songkhla, enquanto outras três pessoas perderam a vida ao ficarem presas numa loja incendiada em Narathiwat.

Os ataques, levados a cabo por alegados militantes muçulmanos durante o Ramadão, atingiram bares e lojas, com bombas ocultas em motas ou com granadas, de acordo com as autoridades.

Os atentados com armas, homicídios e atentados com explosivos repetem-se quase diariamente nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar dos 4.000 efetivos das forças de segurança no local, e da declaração de estado de emergência desde 2005.

Mais de 6.000 pessoas morreram no sul da Tailândia, desde que o movimento separatista muçulmano recomeçou a luta armada em 2004, após uma década de acalmia.

Os insurgentes dizem ser alvo de discriminação por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias.

  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.