sicnot

Perfil

Mundo

Israel detém palestiniano Khader Adnan, um dia após a sua libertação

A polícia israelita deteve hoje, em Jerusalém, o palestiniano Khader Adnan, libertado no domingo por Israel após 56 dias de uma greve de fome que o levou quase à morte, segundo um porta-voz da polícia.

© Abed Omar Qusini / Reuters

Israel detém palestiniano Khader Adnan, um dia após a sua libertação

Jerusalém, 13 jul (Lusa) -- A polícia israelita deteve hoje, em Jerusalém, o palestiniano Khader Adnan, libertado no domingo por Israel após 56 dias de uma greve de fome que o levou quase à morte, segundo um porta-voz da polícia.

"Khader Adnan foi detido porque não tinha o direito de estar na cidade velha de Jerusalém, onde não é permitido o acesso livre aos palestinianos da Cisjordânia com menos de 50 anos, e ele tem apenas 37 anos", disse o porta-voz da polícia Luba Samri.

No entanto, Luba Samri insistiu que não se tratava de uma detenção, mas de um "inquérito para investigar o crime cometido por Khader Adnan".

Um outro porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, disse que Khader Adnan é "um ativista da 'jihad' islâmica, sendo também por esse motivo, proibida a entrada em território israelita".  

Israel considera o grupo 'jihad' islâmica uma organização "terrorista".

Funcionários dos serviços de segurança palestinianos afirmaram que Adnan foi detido enquanto viajava para a mesquita Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islão para uma cerimónia especial do mês do ramadão.

Khader Adnan foi libertado no sábado após 56 dias de greve de fome para protestar contra a sua detenção administrativa, disposição que permite a Israel deter palestinianos sem acusação nem julgamento por períodos de seis meses, renovável indefinidamente.

Atualmente, 379 dos 5.686 prisioneiros palestinianos em Israel estão presos em detenção administrativa.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.