sicnot

Perfil

Mundo

Morreu presidente da Nintendo, Satoru Iwata, aos 55 anos

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morreu, este sábado, aos 55 anos, vítima de cancro, informou este domingo a empresa de videojogos com sede em Quioto, no oeste do Japão, em comunicado.

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

© Toru Hanai / Reuters

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma.

Nascido em Sapporo em 1959 e licenciado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Satoru Iwata sucedeu a Hiroshi Yamauchi (1927-2013), figura que transformou uma empresa regional num gigante do entretenimento eletrónico.

Iwata impulsionou nomeadamente o lançamento da consola Wii, colocada no mercado em 2006, que foi um dos maiores êxitos comerciais na história da empresa japonesa de videojogos.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC