sicnot

Perfil

Mundo

Morreu presidente da Nintendo, Satoru Iwata, aos 55 anos

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morreu, este sábado, aos 55 anos, vítima de cancro, informou este domingo a empresa de videojogos com sede em Quioto, no oeste do Japão, em comunicado.

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

© Toru Hanai / Reuters

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma.

Nascido em Sapporo em 1959 e licenciado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Satoru Iwata sucedeu a Hiroshi Yamauchi (1927-2013), figura que transformou uma empresa regional num gigante do entretenimento eletrónico.

Iwata impulsionou nomeadamente o lançamento da consola Wii, colocada no mercado em 2006, que foi um dos maiores êxitos comerciais na história da empresa japonesa de videojogos.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.