sicnot

Perfil

Mundo

Morreu presidente da Nintendo, Satoru Iwata, aos 55 anos

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morreu, este sábado, aos 55 anos, vítima de cancro, informou este domingo a empresa de videojogos com sede em Quioto, no oeste do Japão, em comunicado.

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma. (Arquivo)

© Toru Hanai / Reuters

Satoru Iwata, que se iniciou como programador, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma.

Nascido em Sapporo em 1959 e licenciado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Satoru Iwata sucedeu a Hiroshi Yamauchi (1927-2013), figura que transformou uma empresa regional num gigante do entretenimento eletrónico.

Iwata impulsionou nomeadamente o lançamento da consola Wii, colocada no mercado em 2006, que foi um dos maiores êxitos comerciais na história da empresa japonesa de videojogos.

Lusa

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.