sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 15 mil civis mortos no Iraque desde início da guerra contra grupo Estado Islâmico

Pelo menos 15.000 civis foram mortos e cerca de 30.000 ficaram feridos no Iraque desde o início da guerra contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI) em 2014, indica um relatório da ONU divulgado hoje. 

© STRINGER Iraq / Reuters

O balanço é provavelmente bastante mais pesado, sublinha a ONU, dado que aqueles números, até abril, incluem apenas as vítimas que a organização foi capaz de verificar.

No "Relatório sobre a proteção dos civis no conflito armado no Iraque" refere-se "pelo menos 44.136 vítimas civis, entre as quais 14.947 mortos". 

Milhares de combatentes iraquianos e de 'jihadistas' do EI morreram durante o mesmo período, mas não existem estatísticas oficiais.

O Iraque conta ainda com mais de três milhões de deslocados desde o início do conflito, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

O conflito iniciou-se no princípio de 2014 com uma grande ofensiva dos 'jihadistas' na província de al-Anbar, a oeste de Bagdade. O EI conquistou depois vastos territórios, nomeadamente no norte, onde assumiu o controlo de Mossul, a segunda cidade do país.

As forças governamentais, com a ajuda dos ataques aéreos da coligação internacional, tentam há vários meses recuperar aqueles territórios.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17