sicnot

Perfil

Mundo

Sonda espacial 'Curiosity' descobre em Marte rochas similares às da Terra

A sonda espacial dos Estados Unidos 'curiosity' encontrou no solo de Marte rochas silício similares às mais antigas da crosta terrestre continental, revela um estudo publicado hoje pela revista Nature Geoscience.    

© NASA NASA / Reuters

A descoberta vem aumentar a crescente suspeita de que Marte terá sido muito mais idêntico ao planeta Terra do que se pensava.

A sonda 'Curiosity', um veículo robótico que explora desde agosto de 2012 uma cratera da superfície de marte formada há 3.600 milhões de anos, encontrou rochas de cor clara que contrastavam com as de composição basáltica descobertas anteriormente em outras regiões mais jovens. Sendo que alguns dos materiais correspondem aos mais antigos da crosta terrestre.  

"As rochas de cor clara e ricas em silício [componente do granito] poderão ser restos de uma antiga crosta marciana similar à primeira crosta continental que existiu na Terra", salientaram os investigadores.

Lusa

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29