sicnot

Perfil

Mundo

Afinal Plutão é maior do que o que se pensava

Uma nave espacial não tripulada vai revelar hoje, pela primeira vez, detalhes da superfície de Plutão. A New Horizons da NASA está há mais de nove anos a viajar pelo sistema solar para alcançar aquele que já foi considerado o 9º planeta. Hoje, pelas 12h49, hora de Lisboa, deverá fazer a observação mais próxima e enviar dados para a Terra.

As medições mais recentes feitas pela New Horizon indicam que Plutão tem um diâmetro de 2370 km, 18.5% do da Terra, e que Charon, a sua Lua principal, tem um diâmetro de 1208 km, 9.5% do da Terra.

New Horizons vai fazer uma aproximação histórica a Plutão

A New Horizons é descrita como pouco maior que um piano e como a nave mais rápida alguma vez construída. Atualmente desloca-se à velocidade de 30.800 milhas (49.570 quilómetros) por hora.

Na segunda-feira havia algum nervosismo, enquanto a nave de 700 milhões de dólares (635 milhões de euros) avançava na direção da última fronteira não descoberta do sistema solar.

Segundo o principal investigador da missão, Alan Stern, existe uma hipótese em 10.000 de a nave espacial ser perdida numa colisão com os detritos que rodeiam Plutão, considerado durante muito tempo o planeta mais longe do sol, até ser reclassificado como 'planeta anão' em 2006.

A abordagem mais próxima da nave ao planeta está prevista para as 07:49 (12:49 em Lisboa) e a cobertura da televisão da NASA começa às 07:30 (12:30 em Lisboa).

Até os cientistas receberem de novo sinal da nave espacial demorará algumas horas, porque a "New Horizons" estará ocupada a tirar fotografias e a recolher dados.

Esta nave é a primeira a visitar um planeta inexplorado desde as missões Voyager da NASA, lançadas na década de [19]70.

É suposto a nave realizar um "telefonema para casa" às 04:20 (21:20 em Lisboa), mas esse sinal enviado para a Terra irá demorar quase cinco horas a chegar aos cientistas.

Por esse motivo, a NASA não vai fazer qualquer anúncio, quer a nave sobreviva ou não, até quase 13 horas depois do voo sobre o planeta, às 09:02 (02:02 de quarta-feira em Portugal).

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.