sicnot

Perfil

Mundo

Firmado "roteiro" que permite investigação sobre programa nuclear iraniano

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) anunciou hoje ter assinado com Teerão "um roteiro" que permite investigar as suspeitas sobre eventuais esforços feitos no passado para desenvolver de armas nucleares por parte do Irão.

Reuters

"Acabei de assinar o roteiro entre a República Islâmica do Irão e a AIEA para esclarecer questões pendentes -- do passado e do presente -- relacionadas com o programa nuclear iraniano", disse Yukiya Amano, saudando o "significativo avanço", antes do esperado anúncio de um acordo histórico entre Teerão e as principais potências mundiais.

A última sessão plenária entre o Irão e o chamado Grupo 5+1 -- os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha -- teve início às 08:30 locais (09:30 em Lisboa) na sede da ONU em Viena.

O derradeiro encontro no quadro das negociações sobre o complexo dossiê vai ser seguido de uma conferência de imprensa.

O Irão e o Grupo 5+1 têm vindo a negociar um acordo duradouro que garanta que Teerão não tenta obter uma bomba atómica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas.

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional.