sicnot

Perfil

Mundo

Firmado "roteiro" que permite investigação sobre programa nuclear iraniano

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) anunciou hoje ter assinado com Teerão "um roteiro" que permite investigar as suspeitas sobre eventuais esforços feitos no passado para desenvolver de armas nucleares por parte do Irão.

Reuters

"Acabei de assinar o roteiro entre a República Islâmica do Irão e a AIEA para esclarecer questões pendentes -- do passado e do presente -- relacionadas com o programa nuclear iraniano", disse Yukiya Amano, saudando o "significativo avanço", antes do esperado anúncio de um acordo histórico entre Teerão e as principais potências mundiais.

A última sessão plenária entre o Irão e o chamado Grupo 5+1 -- os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha -- teve início às 08:30 locais (09:30 em Lisboa) na sede da ONU em Viena.

O derradeiro encontro no quadro das negociações sobre o complexo dossiê vai ser seguido de uma conferência de imprensa.

O Irão e o Grupo 5+1 têm vindo a negociar um acordo duradouro que garanta que Teerão não tenta obter uma bomba atómica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..