sicnot

Perfil

Mundo

Irão e 6 potências mundiais chegam a acordo sobre programa nuclear

O Irão e as seis maiores potências mundiais chegaram a acordo sobre o programa nuclear do país. Fonte diplomática ligada às negociações confirma que o acordo histórico foi finalmente alcançado em Viena.

Reuters

O Irão aceita que voltem a ser repostas as sanções económicas no prazo de 65 dias caso não cumpra o acordo. O entendimento prevê o acesso e inspeção de todos os locais suspeitos em solo iraniano em troca do levamento das sanções que têm estrangulado a economia do país.

O compromisso é alcançado depois de 21 meses de negociações entre o Irão as principais potências mundiais.

Para esta manhã, está previsto o plenário final.

O encontro vai ter lugar na sede da ONU, em Viena, escreveu a porta-voz da UE Catherine Ray na rede social Twitter, indicando que a reunião vai ser seguida de uma conferência de imprensa.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.