sicnot

Perfil

Mundo

Ladrões de sepulturas roubam cabeça do realizador de "Nosferatu"

Ladrões de sepulturas roubaram de uma cripta a cabeça do famoso cineasta expressionista alemão Friedrich Wilhelm Murnau, autor do clássico filme mudo de vampiros "Nosferatu", noticiou hoje a imprensa alemã.

Imagem captada do filme "Nosferatu", de 1922.

Imagem captada do filme "Nosferatu", de 1922.

DR

A polícia não excluiu que haja motivações ocultistas por detrás do furto, depois de ter encontrado cera de velas no jazigo da família de Murnau, no cemitério de Stahnsdorf, em Berlim, e está a investigar o caso com base em acusações de roubo e profanação de sepultura.

Os autores do crime abriram o caixão de metal e decapitaram o cadáver embalsamado do cineasta, mas não mexeram nos restos mortais dos seus dois irmãos, indicaram o diário Bild e a agência noticiosa alemã DPA.

Nascido em 1888, Murnau celebrizou-se com o seu clássico do cinema mudo "Nosferatu -- Uma Sinfonia de Terror", estreado em 1922 e sobre o qual a revista Variety, de Hollywood, escreveu que "é reconhecido como um dos mais assustadores filmes de terror de sempre".

Murnau mudou-se mais tarde para Hollywood, onde rodou "Sunrise", que ganhou diversos Óscares da Academia Cinematográfica norte-americana. Morreu em 1931 num acidente de viação perto de Santa Barbara, na Califórnia, e o seu corpo foi repatriado para a sua Alemanha natal.

Lusa

  • Marcelo condecora hoje Francisco Sá Carneiro a título póstumo
    0:55

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar hoje Francisco Sá Carneiro, a título póstumo. A cerimónia será incluída nas celebrações do 25 de Abril. Também a título póstumo, o Presidente da República vai ainda homenagear o antigo bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. As condecorações têm lugar esta tarde no Palácio de Belém para onde já estava marcada a condecoração do arquiteto Siza Vieira. Todos, diz Marcelo, são figuras ligadas à liberdade e democracia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.