sicnot

Perfil

Mundo

Carro-bomba explode na capital da Arábia Saudita e mata condutor

Um carro-bomba explodiu hoje num posto de segurança em Riade, capital da Arábia Saudita, provocando a morte do motorista e ferimentos em dois polícias, revelou o Ministério do Interior do país.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

A explosão ocorreu quando o país se encontra em alerta para eventuais ataques do grupo autointitulado Estado Islâmico, que tem sido responsabilizado por matar polícias e membros da comunidade minoritária xiita.

Segundo a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, que cita uma declaração do ministério, os polícias estão em "situação estável" no hospital.

A explosão aconteceu num posto de controlo situado numa estrada quando a polícia mandou parar o veículo para uma inspeção de rotina, adianta o ministério, explicando que o condutor fez explodir o carro, acabando por se matar.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Mansour al-Turki, referiu que aguardava por informação dos investigadores para aferir se a situação está ligada à atuação do Estado Islâmico.

Este responsável esclareceu ainda que a explosão teve lugar numa estrada que conduz a uma prisão de alta segurança onde se encontram radicais islâmicos.

A explosão de hoje ocorre no último dia do mês do jejum muçulmano, enquanto fogo-de-artifício rebentava ao redor da capital saudita, antes do feriado que marca o fim do Ramadão.

Em maio, em sextas-feiras sucessivas, dois atentados suicidas em mesquitas da comunidade xiita mataram 25 pessoas.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.