sicnot

Perfil

Mundo

Carro-bomba explode na capital da Arábia Saudita e mata condutor

Um carro-bomba explodiu hoje num posto de segurança em Riade, capital da Arábia Saudita, provocando a morte do motorista e ferimentos em dois polícias, revelou o Ministério do Interior do país.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

A explosão ocorreu quando o país se encontra em alerta para eventuais ataques do grupo autointitulado Estado Islâmico, que tem sido responsabilizado por matar polícias e membros da comunidade minoritária xiita.

Segundo a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, que cita uma declaração do ministério, os polícias estão em "situação estável" no hospital.

A explosão aconteceu num posto de controlo situado numa estrada quando a polícia mandou parar o veículo para uma inspeção de rotina, adianta o ministério, explicando que o condutor fez explodir o carro, acabando por se matar.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Mansour al-Turki, referiu que aguardava por informação dos investigadores para aferir se a situação está ligada à atuação do Estado Islâmico.

Este responsável esclareceu ainda que a explosão teve lugar numa estrada que conduz a uma prisão de alta segurança onde se encontram radicais islâmicos.

A explosão de hoje ocorre no último dia do mês do jejum muçulmano, enquanto fogo-de-artifício rebentava ao redor da capital saudita, antes do feriado que marca o fim do Ramadão.

Em maio, em sextas-feiras sucessivas, dois atentados suicidas em mesquitas da comunidade xiita mataram 25 pessoas.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.