sicnot

Perfil

Mundo

Carro-bomba explode na capital da Arábia Saudita e mata condutor

Um carro-bomba explodiu hoje num posto de segurança em Riade, capital da Arábia Saudita, provocando a morte do motorista e ferimentos em dois polícias, revelou o Ministério do Interior do país.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

A explosão ocorreu quando o país se encontra em alerta para eventuais ataques do grupo autointitulado Estado Islâmico, que tem sido responsabilizado por matar polícias e membros da comunidade minoritária xiita.

Segundo a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, que cita uma declaração do ministério, os polícias estão em "situação estável" no hospital.

A explosão aconteceu num posto de controlo situado numa estrada quando a polícia mandou parar o veículo para uma inspeção de rotina, adianta o ministério, explicando que o condutor fez explodir o carro, acabando por se matar.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Mansour al-Turki, referiu que aguardava por informação dos investigadores para aferir se a situação está ligada à atuação do Estado Islâmico.

Este responsável esclareceu ainda que a explosão teve lugar numa estrada que conduz a uma prisão de alta segurança onde se encontram radicais islâmicos.

A explosão de hoje ocorre no último dia do mês do jejum muçulmano, enquanto fogo-de-artifício rebentava ao redor da capital saudita, antes do feriado que marca o fim do Ramadão.

Em maio, em sextas-feiras sucessivas, dois atentados suicidas em mesquitas da comunidade xiita mataram 25 pessoas.

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.