sicnot

Perfil

Mundo

Carro-bomba explode na capital da Arábia Saudita e mata condutor

Um carro-bomba explodiu hoje num posto de segurança em Riade, capital da Arábia Saudita, provocando a morte do motorista e ferimentos em dois polícias, revelou o Ministério do Interior do país.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

A explosão ocorreu quando o país se encontra em alerta para eventuais ataques do grupo autointitulado Estado Islâmico, que tem sido responsabilizado por matar polícias e membros da comunidade minoritária xiita.

Segundo a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, que cita uma declaração do ministério, os polícias estão em "situação estável" no hospital.

A explosão aconteceu num posto de controlo situado numa estrada quando a polícia mandou parar o veículo para uma inspeção de rotina, adianta o ministério, explicando que o condutor fez explodir o carro, acabando por se matar.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Mansour al-Turki, referiu que aguardava por informação dos investigadores para aferir se a situação está ligada à atuação do Estado Islâmico.

Este responsável esclareceu ainda que a explosão teve lugar numa estrada que conduz a uma prisão de alta segurança onde se encontram radicais islâmicos.

A explosão de hoje ocorre no último dia do mês do jejum muçulmano, enquanto fogo-de-artifício rebentava ao redor da capital saudita, antes do feriado que marca o fim do Ramadão.

Em maio, em sextas-feiras sucessivas, dois atentados suicidas em mesquitas da comunidade xiita mataram 25 pessoas.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14