sicnot

Perfil

Mundo

Dupla explosão no nordeste da Nigéria provoca vários mortos

Uma dupla explosão registou-se hoje à tarde no mercado central de Gombe, no nordeste da Nigéria, provocando mortos, segundo testemunhas no local.

Foto de Arquivo

Foto de Arquivo

© Afolabi Sotunde / Reuters

A primeira explosão ocorreu às 17:20 locais (mesma hora em Lisboa) junto a uma loja de sapatos, que estava cheia de clientes a fazerem as compras para o feriado que marca o fim do mês do Ramadão, e a segunda registou-se dois minutos depois na mesma zona, disse um comerciante, acrescentando que observou "muitos mortos".

"Estava a uns 70 metros do local a conversar com um amigo sobre a primeira bomba que tinha explodido em frente a uma loja de sapatos e, nesse momento, havia muitas pessoas no mercado", adiantou.

O comerciante afirmou que várias pessoas correram para ajudar os feridos quando uma outra explosão ocorreu junto a uma loja de porcelanas, situada defronte da sapataria.

"Muitas pessoas foram mortas e há mutos feridos", disse.

Um outro comerciante, que visitou o local após as explosões, referiu que viu "uma cena de caos", existindo muitas pessoas "deitadas no chão" e outras "com ferimentos graves".

O número de vítimas ainda não foi divulgado pelas autoridades.

Borno, onde fica situado Gombe, Yobe e Adamawa são os três estados do nordeste da Nigéria mais atingidos pelos ataques do grupo radical islâmico Boko Haram, que já provocaram a morte a mais de 15.000 pessoas em seis anos.

O mercado e a estação de autocarros da cidade de Gombe têm sido palco de atentados e ataques suicidas nos últimos meses.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa