sicnot

Perfil

Mundo

Quarenta e nove mortos e 71 feridos em explosão na Nigéria

Uma dupla explosão hoje à tarde no mercado central de Gombe, no nordeste da Nigéria, provocou, pelo menos, 49 mortos e 71 feridos, segundo os serviços de socorro e testemunhas locais.

© Afolabi Sotunde / Reuters

A primeira explosão ocorreu às 17:20 locais (mesma hora em Lisboa) junto a uma loja de sapatos, que estava cheia de clientes a fazerem as compras para o feriado que marca o fim do mês do Ramadão, e a segunda registou-se dois minutos depois na mesma zona, disse um comerciante.

Um funcionário dos serviços de resgate adiantou que as vítimas foram levadas para dois hospitais da cidade, estando "muitos dos feridos em estado crítico", pelo que poderá o número de mortos aumentar.

Borno, onde fica situado Gombe, Yobe e Adamawa são os três estados do nordeste da Nigéria mais atingidos pelos ataques do grupo radical islâmico Boko Haram, que já provocaram a morte a mais de 15.000 pessoas em seis anos.

O mercado e a estação de autocarros da cidade de Gombe têm sido palco de atentados e ataques suicidas nos últimos meses.

As duas explosões de hoje ainda não foram reivindicadas.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.