sicnot

Perfil

Mundo

Região do norte dos Camarões proíbe véu islâmico integral após ataques suicidas

Uma região do norte dos Camarões, que tem sido alvo de frequentes ataques do grupo 'jihadista' Boko Haram, proibiu o uso do véu islâmico integral, anunciou hoje o governador, Bakari Midjiyawa.

© Fayaz Aziz / Reuters

"O véu islâmico integral é totalmente proibido" na região do extremo norte, onde duas atacantes suicidas completamente cobertas mataram 11 pessoas no domingo, disse Midjiyawa, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Pedimos à polícia para interpelar qualquer mulher que use o véu integral", acrescentou.

No sábado, noutro sinal da ameaça que o Boko Haram representa para a segurança regional, um bombista suicida disfarçado de mulher, totalmente coberto pelo véu, fez-se explodir na capital do Chade, N'Djamena, matando 15 pessoas.

O véu islâmico é proibido no Chade, um país maioritariamente muçulmano.

Midjiyawa admitiu que a proibição no norte dos Camarões possa não ser suficiente para impedir os 'jihadistas' de cometerem atrocidades.

"Um terrorista consegue facilmente esconder um explosivo por baixo de uma túnica ou de um casaco", observou, ao anunciar outras proibições, como vidros fumados nos automóveis e circulação de motas à noite.

"Os terroristas estão sempre a mudar de estratégia, e temos de nos adaptar", acrescentou.

O grupo 'jihadista' Boko Haram matou pelo menos 15.000 pessoas desde 2009 e deixou mais de 1,5 milhões sem casa.

A recente série de ataques do Boko Haram a civis ocorre depois de uma coligação de quatro países -- Nigéria, Níger, Chade e Camarões -- ter expulsado combatentes do grupo de território que havia conquistado desde o início deste ano.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.