sicnot

Perfil

Mundo

Região do norte dos Camarões proíbe véu islâmico integral após ataques suicidas

Uma região do norte dos Camarões, que tem sido alvo de frequentes ataques do grupo 'jihadista' Boko Haram, proibiu o uso do véu islâmico integral, anunciou hoje o governador, Bakari Midjiyawa.

© Fayaz Aziz / Reuters

"O véu islâmico integral é totalmente proibido" na região do extremo norte, onde duas atacantes suicidas completamente cobertas mataram 11 pessoas no domingo, disse Midjiyawa, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Pedimos à polícia para interpelar qualquer mulher que use o véu integral", acrescentou.

No sábado, noutro sinal da ameaça que o Boko Haram representa para a segurança regional, um bombista suicida disfarçado de mulher, totalmente coberto pelo véu, fez-se explodir na capital do Chade, N'Djamena, matando 15 pessoas.

O véu islâmico é proibido no Chade, um país maioritariamente muçulmano.

Midjiyawa admitiu que a proibição no norte dos Camarões possa não ser suficiente para impedir os 'jihadistas' de cometerem atrocidades.

"Um terrorista consegue facilmente esconder um explosivo por baixo de uma túnica ou de um casaco", observou, ao anunciar outras proibições, como vidros fumados nos automóveis e circulação de motas à noite.

"Os terroristas estão sempre a mudar de estratégia, e temos de nos adaptar", acrescentou.

O grupo 'jihadista' Boko Haram matou pelo menos 15.000 pessoas desde 2009 e deixou mais de 1,5 milhões sem casa.

A recente série de ataques do Boko Haram a civis ocorre depois de uma coligação de quatro países -- Nigéria, Níger, Chade e Camarões -- ter expulsado combatentes do grupo de território que havia conquistado desde o início deste ano.

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28