sicnot

Perfil

Mundo

Região do norte dos Camarões proíbe véu islâmico integral após ataques suicidas

Uma região do norte dos Camarões, que tem sido alvo de frequentes ataques do grupo 'jihadista' Boko Haram, proibiu o uso do véu islâmico integral, anunciou hoje o governador, Bakari Midjiyawa.

© Fayaz Aziz / Reuters

"O véu islâmico integral é totalmente proibido" na região do extremo norte, onde duas atacantes suicidas completamente cobertas mataram 11 pessoas no domingo, disse Midjiyawa, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"Pedimos à polícia para interpelar qualquer mulher que use o véu integral", acrescentou.

No sábado, noutro sinal da ameaça que o Boko Haram representa para a segurança regional, um bombista suicida disfarçado de mulher, totalmente coberto pelo véu, fez-se explodir na capital do Chade, N'Djamena, matando 15 pessoas.

O véu islâmico é proibido no Chade, um país maioritariamente muçulmano.

Midjiyawa admitiu que a proibição no norte dos Camarões possa não ser suficiente para impedir os 'jihadistas' de cometerem atrocidades.

"Um terrorista consegue facilmente esconder um explosivo por baixo de uma túnica ou de um casaco", observou, ao anunciar outras proibições, como vidros fumados nos automóveis e circulação de motas à noite.

"Os terroristas estão sempre a mudar de estratégia, e temos de nos adaptar", acrescentou.

O grupo 'jihadista' Boko Haram matou pelo menos 15.000 pessoas desde 2009 e deixou mais de 1,5 milhões sem casa.

A recente série de ataques do Boko Haram a civis ocorre depois de uma coligação de quatro países -- Nigéria, Níger, Chade e Camarões -- ter expulsado combatentes do grupo de território que havia conquistado desde o início deste ano.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.