sicnot

Perfil

Mundo

Depois de Plutão, a New Horizons vai navegar pelo espaço interestelar

A sonda da NASA alcançou Plutão a 14 de Julho e ficará na órbita do planeta anão por mais uns cinco meses a recolher dados. Dentro de um ano, a New Horizons deverá prosseguir caminho para fora do nosso sistema solar, à semelhança das sondas Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2.

Ilustração da New Horizons a aproximar-se de Plutão, com a lua Caronte atrás.

Ilustração da New Horizons a aproximar-se de Plutão, com a lua Caronte atrás.

© NASA NASA / Reuters

A sonda vai continuar a enviar para a Terra os dados recolhidos em Plutão e na lua Caronte, processo que deverá durar 16 meses. Entretanto prossegue a sua exploração espacial e navegará até à cintura de Kuiper, uma acumulação de detritos espaciais perto da órbita de Neptuno.

Dentro de um ano, deverá "seguir os passos" das sondas Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2, que ultrapassaram as fronteiras do nosso sistema solar. As Pioneer já estão desligadas, mas as Voyager continuam a enviar dados para a Terra.

A missão New Horizons constitui mais um marco na história da conquista espacial, depois de, a 14 de Julho de 2015, ter alcançado o ponto mais próximo de Plutão, depois de quase uma década de viagem pelo sistema solar em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros.

A pequena sonda do tamanho de um piano foi lançada em 2006, no mesmo ano em que o outrora considerado o 9º planeta do nosso sistema solar foi reclassificado como "planeta anão". De facto Plutão é mais pequeno que a nossa Lua.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.