sicnot

Perfil

Mundo

Depois de Plutão, a New Horizons vai navegar pelo espaço interestelar

A sonda da NASA alcançou Plutão a 14 de Julho e ficará na órbita do planeta anão por mais uns cinco meses a recolher dados. Dentro de um ano, a New Horizons deverá prosseguir caminho para fora do nosso sistema solar, à semelhança das sondas Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2.

Ilustração da New Horizons a aproximar-se de Plutão, com a lua Caronte atrás.

Ilustração da New Horizons a aproximar-se de Plutão, com a lua Caronte atrás.

© NASA NASA / Reuters

A sonda vai continuar a enviar para a Terra os dados recolhidos em Plutão e na lua Caronte, processo que deverá durar 16 meses. Entretanto prossegue a sua exploração espacial e navegará até à cintura de Kuiper, uma acumulação de detritos espaciais perto da órbita de Neptuno.

Dentro de um ano, deverá "seguir os passos" das sondas Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2, que ultrapassaram as fronteiras do nosso sistema solar. As Pioneer já estão desligadas, mas as Voyager continuam a enviar dados para a Terra.

A missão New Horizons constitui mais um marco na história da conquista espacial, depois de, a 14 de Julho de 2015, ter alcançado o ponto mais próximo de Plutão, depois de quase uma década de viagem pelo sistema solar em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros.

A pequena sonda do tamanho de um piano foi lançada em 2006, no mesmo ano em que o outrora considerado o 9º planeta do nosso sistema solar foi reclassificado como "planeta anão". De facto Plutão é mais pequeno que a nossa Lua.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.