sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos dois mortos e 39 feridos à chegada do tufão Nangka ao Japão

Pelo menos duas pessoas morreram e 39 ficaram feridas devido à passagem do tufão Nangka pelo sul e oeste do Japão, que obrigou à retirada de milhares de pessoas e à suspensão de centenas de voos e ligações ferroviárias.


O Nangka, o 11.º tufão da temporada, tocou terra às 23:00 de quinta-feira (15:00 de quinta-feira em Lisboa) perto do cabo Muroto, na ilha de Shikoku, no sul do país, e deslocou-se em direção a noroeste, transportando fortes chuvas e ventos de mais de 160 quilómetros por hora.

As autoridades locais emitiram ordens de evacuação em cinco prefeituras do sul, oeste e centro do Japão, face ao risco de inundações e deslizamentos de terras, instando à retirada de cerca de 350 mil pessoas.

Depois de na véspera ter forçado o cancelamento de mais de 200 voos nacionais e internacionais, as duas principais transportadoras japonesas -- Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) -- suspenderam hoje aproximadamente 180 ligações com partida ou chegada previstas para o oeste e sul do Japão.

A operadora ferroviária Shikoku Railway também suspendeu hoje todos os serviços, ao mesmo tempo que a West Japan Railway manteve encerradas também a maioria das suas ligações locais.

As ligações de 'ferry' no Mar Interior do Japão também foram suspensas e troços de autoestradas encerrados devido ao forte tufão.

Às 10:00 locais (02:00 em Lisboa) o Nangka encontrava-se mais debilitado, a norte da prefeitura de Okayama (oeste) e dirigia-se, a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, ao Mar do Japão, onde a Agência Meteorológica do Japão advertiu para a ocorrência de fortes chuvas e ventos.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.