sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos dois mortos e 39 feridos à chegada do tufão Nangka ao Japão

Pelo menos duas pessoas morreram e 39 ficaram feridas devido à passagem do tufão Nangka pelo sul e oeste do Japão, que obrigou à retirada de milhares de pessoas e à suspensão de centenas de voos e ligações ferroviárias.


O Nangka, o 11.º tufão da temporada, tocou terra às 23:00 de quinta-feira (15:00 de quinta-feira em Lisboa) perto do cabo Muroto, na ilha de Shikoku, no sul do país, e deslocou-se em direção a noroeste, transportando fortes chuvas e ventos de mais de 160 quilómetros por hora.

As autoridades locais emitiram ordens de evacuação em cinco prefeituras do sul, oeste e centro do Japão, face ao risco de inundações e deslizamentos de terras, instando à retirada de cerca de 350 mil pessoas.

Depois de na véspera ter forçado o cancelamento de mais de 200 voos nacionais e internacionais, as duas principais transportadoras japonesas -- Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) -- suspenderam hoje aproximadamente 180 ligações com partida ou chegada previstas para o oeste e sul do Japão.

A operadora ferroviária Shikoku Railway também suspendeu hoje todos os serviços, ao mesmo tempo que a West Japan Railway manteve encerradas também a maioria das suas ligações locais.

As ligações de 'ferry' no Mar Interior do Japão também foram suspensas e troços de autoestradas encerrados devido ao forte tufão.

Às 10:00 locais (02:00 em Lisboa) o Nangka encontrava-se mais debilitado, a norte da prefeitura de Okayama (oeste) e dirigia-se, a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, ao Mar do Japão, onde a Agência Meteorológica do Japão advertiu para a ocorrência de fortes chuvas e ventos.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11