sicnot

Perfil

Mundo

Trinta e cinco mortos em explosão de carro armadilhado no Iraque

Uma explosão de um carro armadilhado destruiu hoje o centro de Khan Bani Saad, cidade iraquiana a norte de Bagdade, causando pelo menos 35 mortos, segundo as autoridades locais e médicas.

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

O ataque ocorreu numa área predominantemente xiita de Khan Bani Saad, num mercado onde, por esta altura, as pessoas fazem as suas compras para o feriado Eid al-Fitr, que assinala o final do Ramadão.

Mohammed Jawad al-Hamadani, membro do conselho da província de Diyala, onde Khan Bani Saad está localizada, indicou que há "35 mortos e mais de 70 feridos", entre os quais muitas mulheres e crianças.

O grupo autointitulado Estado Islâmico já veio reivindicar, em vários fóruns jihadistas, a autoria do atentado.

"O nosso irmão Abu Ruqayya al-Ansari avançou com o carro carregado com quase três toneladas de explosivos no meio de uma reunião de milícias Rafidha", adiantaram membros do grupo radical.

Rafidha é um termo usado para designar os muçulmanos xiitas.

O governador de Diyala, Muthanna al-Tamimi, declarou três dias de luto em toda a região e foram canceladas as festividades Eid al-Fitr.

Lusa

  • Governo admite subir preço da água para promover a poupança
    3:48

    Economia

    O Governo admite aumentar o preço da água para promover a poupança, numa altura em que o país está em seca extrema. Contudo, a eficácia da medida está comprometida pelo menos no imediato. Qualquer mexida no preço só poderá acontecer em 2019 porque as tarifas do próximo ano já estão decididas.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Cobra encontrada em comboio na Indonésia
    0:26

    Mundo

    Um passageiro usou as próprias mãos para retirar uma cobra que estava dentro de um comboio em Jacarta, na Indonésia. O vídeo foi gravado por um passageiro na passada terça-feira, 21 de novembro. A cobra estava na parte de cima da carruagem. Algumas testemunhas dizem que o réptil escapou da bagagem de um dos passageiros.

  • Pense bem antes de beijar um colega

    Mundo

    O tribunal da província espanhola de Huesca aceitou o pedido de indemnização de uma mulher que foi vítima de assédio sexual por parte de um colega de trabalho. A mulher terá pedido boleia ao colega que, dentro do carro, lhe passou a mão pelas pernas, mas não ficou por aí.

    SIC