sicnot

Perfil

Mundo

Descartada ameaça de tsunami após forte sismo ao largo das Ilhas Salomão

Um forte sismo foi registado hoje ao largo das Ilhas Salomão, mas a potencial ameaça de ocorrência de um tsunami no Pacífico foi, entretanto, afastada.

O tremor de terra ocorreu a 78 quilómetros de Lata nas Ilhas Salomão e a 583 da capital, Honiara, informou o Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica global, que reviu em baixa a magnitude do abalo de 7,5 para 7.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, com sede no Havai, que colocou a magnitude do abalo em 6,9, indicou que com base nos dados disponíveis "a ameaça de tsunami devido a este sismo tinha agora praticamente passado"

"Flutuações menores do nível do mar de até 0,3 metros superiores ou inferiores à maré normal podem continuar nas próximas horas", acrescentou.

As Ilhas Salomão fazem parte do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de forte atividade tectónica e vulcânica.

Em 2013, as Ilhas Salomão foram sacudidas por um tsunami desencadeado na sequência de um sismo de magnitude 8, que fez pelo menos dez mortos e deixou milhares de desalojados.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.