sicnot

Perfil

Mundo

Descartada ameaça de tsunami após forte sismo ao largo das Ilhas Salomão

Um forte sismo foi registado hoje ao largo das Ilhas Salomão, mas a potencial ameaça de ocorrência de um tsunami no Pacífico foi, entretanto, afastada.

O tremor de terra ocorreu a 78 quilómetros de Lata nas Ilhas Salomão e a 583 da capital, Honiara, informou o Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica global, que reviu em baixa a magnitude do abalo de 7,5 para 7.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, com sede no Havai, que colocou a magnitude do abalo em 6,9, indicou que com base nos dados disponíveis "a ameaça de tsunami devido a este sismo tinha agora praticamente passado"

"Flutuações menores do nível do mar de até 0,3 metros superiores ou inferiores à maré normal podem continuar nas próximas horas", acrescentou.

As Ilhas Salomão fazem parte do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de forte atividade tectónica e vulcânica.

Em 2013, as Ilhas Salomão foram sacudidas por um tsunami desencadeado na sequência de um sismo de magnitude 8, que fez pelo menos dez mortos e deixou milhares de desalojados.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.