sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump diz que John McCain não merece estatuto de herói

O milionário e candidato à Casa Branca Donald Trump afirmou hoje que o senador republicano John McCain, ex-piloto que foi feito prisioneiro durante a guerra do Vietnam, não merece o estatuto de "herói".

© Jim Young / Reuters

"Não é um herói de guerra. É um herói de guerra porque foi capturado", afirmou Donald Trump numa iniciativa dos conservadores no estado de Iowa, acrescentando, num ataque pouco habitual: "eu gosto de pessoas que não foram capturadas".

O comentário provocou de imediato a indignação dos republicanos, já que John McCaine é uma das figuras do Congresso, com o estatuto de antigo combatente. Hoje com 78 anos, foi piloto na guerra do Vietnam e em outubro de 1967 foi atingido por um míssil e teve de se ejetar. Ferido e capturado em Hanoi, ficou preso cinco anos e meio e foi torturado.

Donald Trump, com 69 anos, conseguiu evitar a guerra com múltiplos adiamentos, de acordo com documentos publicados pela imprensa em 2011.

As afirmações de Trump surgiram no âmbito de uma pergunta sobre as críticas que o senador lhe fez sobre as suas propostas na área da imigração. No mês passado o multimilionário provocou uma vaga de indignação ao juntar no mesmo grupo clandestinos e delinquentes mexicanos.

Sobre a mesma questão, e numa entrevista que será difundida no domingo por uma rádio de Nova Iorque, Donald Trump considera que o México é um lugar "corrupto" e diz que os Estados Unidos deveriam impor um "boicote" ao país.

"Temos de fechar a nossa fronteira. Temos de construir um muro", disse, repetindo as polémicas propostas que lançou na apresentação da campanha.

John McCain, defensor de uma reforma do sistema de imigração, disse na quinta-feira, com a sua franqueza habitual, que Donald Trump tinha "excitado os ´nerds´" com as suas declarações anti-imigrantes.

Trump respondeu que John McCain era um "idiota" e que tinha ficado em último lugar na Academia Naval de Annapolis.

Na entrevista a ser difundida reafirma que o México é "um lugar corrupto" e com um sistema judicial "horrível".

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.