sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump diz que John McCain não merece estatuto de herói

O milionário e candidato à Casa Branca Donald Trump afirmou hoje que o senador republicano John McCain, ex-piloto que foi feito prisioneiro durante a guerra do Vietnam, não merece o estatuto de "herói".

© Jim Young / Reuters

"Não é um herói de guerra. É um herói de guerra porque foi capturado", afirmou Donald Trump numa iniciativa dos conservadores no estado de Iowa, acrescentando, num ataque pouco habitual: "eu gosto de pessoas que não foram capturadas".

O comentário provocou de imediato a indignação dos republicanos, já que John McCaine é uma das figuras do Congresso, com o estatuto de antigo combatente. Hoje com 78 anos, foi piloto na guerra do Vietnam e em outubro de 1967 foi atingido por um míssil e teve de se ejetar. Ferido e capturado em Hanoi, ficou preso cinco anos e meio e foi torturado.

Donald Trump, com 69 anos, conseguiu evitar a guerra com múltiplos adiamentos, de acordo com documentos publicados pela imprensa em 2011.

As afirmações de Trump surgiram no âmbito de uma pergunta sobre as críticas que o senador lhe fez sobre as suas propostas na área da imigração. No mês passado o multimilionário provocou uma vaga de indignação ao juntar no mesmo grupo clandestinos e delinquentes mexicanos.

Sobre a mesma questão, e numa entrevista que será difundida no domingo por uma rádio de Nova Iorque, Donald Trump considera que o México é um lugar "corrupto" e diz que os Estados Unidos deveriam impor um "boicote" ao país.

"Temos de fechar a nossa fronteira. Temos de construir um muro", disse, repetindo as polémicas propostas que lançou na apresentação da campanha.

John McCain, defensor de uma reforma do sistema de imigração, disse na quinta-feira, com a sua franqueza habitual, que Donald Trump tinha "excitado os ´nerds´" com as suas declarações anti-imigrantes.

Trump respondeu que John McCain era um "idiota" e que tinha ficado em último lugar na Academia Naval de Annapolis.

Na entrevista a ser difundida reafirma que o México é "um lugar corrupto" e com um sistema judicial "horrível".

Lusa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo e 1/4 acredita que SIDA transmite-se pelos talheres
    1:42
  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.