sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump diz que John McCain não merece estatuto de herói

O milionário e candidato à Casa Branca Donald Trump afirmou hoje que o senador republicano John McCain, ex-piloto que foi feito prisioneiro durante a guerra do Vietnam, não merece o estatuto de "herói".

© Jim Young / Reuters

"Não é um herói de guerra. É um herói de guerra porque foi capturado", afirmou Donald Trump numa iniciativa dos conservadores no estado de Iowa, acrescentando, num ataque pouco habitual: "eu gosto de pessoas que não foram capturadas".

O comentário provocou de imediato a indignação dos republicanos, já que John McCaine é uma das figuras do Congresso, com o estatuto de antigo combatente. Hoje com 78 anos, foi piloto na guerra do Vietnam e em outubro de 1967 foi atingido por um míssil e teve de se ejetar. Ferido e capturado em Hanoi, ficou preso cinco anos e meio e foi torturado.

Donald Trump, com 69 anos, conseguiu evitar a guerra com múltiplos adiamentos, de acordo com documentos publicados pela imprensa em 2011.

As afirmações de Trump surgiram no âmbito de uma pergunta sobre as críticas que o senador lhe fez sobre as suas propostas na área da imigração. No mês passado o multimilionário provocou uma vaga de indignação ao juntar no mesmo grupo clandestinos e delinquentes mexicanos.

Sobre a mesma questão, e numa entrevista que será difundida no domingo por uma rádio de Nova Iorque, Donald Trump considera que o México é um lugar "corrupto" e diz que os Estados Unidos deveriam impor um "boicote" ao país.

"Temos de fechar a nossa fronteira. Temos de construir um muro", disse, repetindo as polémicas propostas que lançou na apresentação da campanha.

John McCain, defensor de uma reforma do sistema de imigração, disse na quinta-feira, com a sua franqueza habitual, que Donald Trump tinha "excitado os ´nerds´" com as suas declarações anti-imigrantes.

Trump respondeu que John McCain era um "idiota" e que tinha ficado em último lugar na Academia Naval de Annapolis.

Na entrevista a ser difundida reafirma que o México é "um lugar corrupto" e com um sistema judicial "horrível".

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.