sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos à passagem do tufão Nangka pelo Japão

Pelo menos quatro pessoas morreram e 55 outras ficaram feridas na sequência da passagem do tufão Nangka pelo sul e oeste do país, informou hoje a agência Kyodo.

Após tocar terra, esta sexta-feira, na ilha de Shikoku, o tufão, o 11.º da temporada 2015 no Pacífico, deslocou-se em direção a noroeste e atravessou o Mar Interior e as prefeituras Okayama e Tottori, no extremo ocidental de Honshu, a principal ilha do Japão.

Às primeiras horas de hoje, o Nangka, já reduzido a uma depressão tropical, movia-se sobre o Mar do Japão, depois de ter mudado de rumo a leste em direção à península de Noto, em Ishikawa, no centro do país.

O Nangka, que trouxe fortes chuvas e ventos, provocou a morte de pelo menos quatro pessoas, das quais três morreram afogadas depois de terem sido arrastadas pela água.

As autoridades japonesas contabilizaram ainda 55 feridos e estimaram danos em cerca de 220 casas, todas no oeste do país, devido às cheias.

Entre quinta e sexta-feira, aproximadamente 400 voos nacionais e internacionais, com partida ou chegada no oeste e sul do Japão, foram suspensos.

A tempestade também obrigou, na véspera, à suspensão da maioria das ligações ferroviárias no ocidente do país asiático.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22