sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos quatro mortos à passagem do tufão Nangka pelo Japão

Pelo menos quatro pessoas morreram e 55 outras ficaram feridas na sequência da passagem do tufão Nangka pelo sul e oeste do país, informou hoje a agência Kyodo.

Após tocar terra, esta sexta-feira, na ilha de Shikoku, o tufão, o 11.º da temporada 2015 no Pacífico, deslocou-se em direção a noroeste e atravessou o Mar Interior e as prefeituras Okayama e Tottori, no extremo ocidental de Honshu, a principal ilha do Japão.

Às primeiras horas de hoje, o Nangka, já reduzido a uma depressão tropical, movia-se sobre o Mar do Japão, depois de ter mudado de rumo a leste em direção à península de Noto, em Ishikawa, no centro do país.

O Nangka, que trouxe fortes chuvas e ventos, provocou a morte de pelo menos quatro pessoas, das quais três morreram afogadas depois de terem sido arrastadas pela água.

As autoridades japonesas contabilizaram ainda 55 feridos e estimaram danos em cerca de 220 casas, todas no oeste do país, devido às cheias.

Entre quinta e sexta-feira, aproximadamente 400 voos nacionais e internacionais, com partida ou chegada no oeste e sul do Japão, foram suspensos.

A tempestade também obrigou, na véspera, à suspensão da maioria das ligações ferroviárias no ocidente do país asiático.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim