sicnot

Perfil

Mundo

The Sun publica fotografia de Isabel II com sete anos a fazer a saudação nazi

O tabloide britânico The Sun publica hoje na capa uma fotografia da rainha Isabel II, em criança, a fazer uma saudação nazi, tendo já provocado mal-estar no Palácio de Buckingham que considerou a publicação "dececionante".

Tim Ireland

A fotografia que ocupa toda a capa do jornal foi captada em 1933 nos jardins do Palácio de Balmoral, na Escócia, mostra a rainha, quando tinha sete anos de idade, ao lado da mãe e da irmã, acompanhadas do tio, o príncipe Eduardo.

A imagem foi extraída de um filme registado no verão de 1933, durante um período de férias, sendo que a mãe de Isabel II também aparece a fazer a saudação nazi.

O jornal não esclarece como conseguiu o acesso ao filme que tem apenas 17 segundos de duração.

Entretanto, um porta-voz do Palácio de Buckingham já disse que "é dececionante que um filme com oito décadas, e pertencente ao arquivo da família real, tivesse sido obtido pelo jornal e tratado" da forma como está a ser explorado pelo The Sun.

Nas imagens vêm-se as princesas a brincar num jardim com um cão na companhia do tio, na altura ainda príncipe de Gales, três anos antes de ser coroado rei.

Eduardo VIII subiu ao trono em janeiro de 1936 e abdicou no mês de dezembro do mesmo ano para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

"Muita gente vai ver as imagens no momento e no contexto apropriados. A imagem mostra uma família a brincar e a fazer um gesto que tal como muitos foi visto nas notícias", acrescentou o porta-voz do Palácio de Buckingham.

"Nessa altura, ninguém sabia a forma como ia evoluir (o nazismo). Evocar qualquer intenção é desonesto e não corresponde à verdade", sublinhou o mesmo responsável.

O porta-voz recordou a "dedicação" da família real pelo bem-estar do país durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

O Reino Unido sente uma grande admiração pelo pai de Isabel II, o rei Jorge VI, porque durante a II Guerra decidiu manter-se em Londres durante os bombardeamentos da Alemanha nazi, na companhia da família.

A figura de Eduardo VIII é, no entanto, muito polémica pela alegada simpatia em relação a Adolf Hitler, com quem manteve um encontro em Munique em 1937, dois anos antes do início da guerra.

O jornal The Sun defendeu a publicação da fotografia pela "importância histórica" da imagem.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.