sicnot

Perfil

Mundo

The Sun publica fotografia de Isabel II com sete anos a fazer a saudação nazi

O tabloide britânico The Sun publica hoje na capa uma fotografia da rainha Isabel II, em criança, a fazer uma saudação nazi, tendo já provocado mal-estar no Palácio de Buckingham que considerou a publicação "dececionante".

Tim Ireland

A fotografia que ocupa toda a capa do jornal foi captada em 1933 nos jardins do Palácio de Balmoral, na Escócia, mostra a rainha, quando tinha sete anos de idade, ao lado da mãe e da irmã, acompanhadas do tio, o príncipe Eduardo.

A imagem foi extraída de um filme registado no verão de 1933, durante um período de férias, sendo que a mãe de Isabel II também aparece a fazer a saudação nazi.

O jornal não esclarece como conseguiu o acesso ao filme que tem apenas 17 segundos de duração.

Entretanto, um porta-voz do Palácio de Buckingham já disse que "é dececionante que um filme com oito décadas, e pertencente ao arquivo da família real, tivesse sido obtido pelo jornal e tratado" da forma como está a ser explorado pelo The Sun.

Nas imagens vêm-se as princesas a brincar num jardim com um cão na companhia do tio, na altura ainda príncipe de Gales, três anos antes de ser coroado rei.

Eduardo VIII subiu ao trono em janeiro de 1936 e abdicou no mês de dezembro do mesmo ano para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

"Muita gente vai ver as imagens no momento e no contexto apropriados. A imagem mostra uma família a brincar e a fazer um gesto que tal como muitos foi visto nas notícias", acrescentou o porta-voz do Palácio de Buckingham.

"Nessa altura, ninguém sabia a forma como ia evoluir (o nazismo). Evocar qualquer intenção é desonesto e não corresponde à verdade", sublinhou o mesmo responsável.

O porta-voz recordou a "dedicação" da família real pelo bem-estar do país durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

O Reino Unido sente uma grande admiração pelo pai de Isabel II, o rei Jorge VI, porque durante a II Guerra decidiu manter-se em Londres durante os bombardeamentos da Alemanha nazi, na companhia da família.

A figura de Eduardo VIII é, no entanto, muito polémica pela alegada simpatia em relação a Adolf Hitler, com quem manteve um encontro em Munique em 1937, dois anos antes do início da guerra.

O jornal The Sun defendeu a publicação da fotografia pela "importância histórica" da imagem.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.