sicnot

Perfil

Mundo

The Sun publica fotografia de Isabel II com sete anos a fazer a saudação nazi

O tabloide britânico The Sun publica hoje na capa uma fotografia da rainha Isabel II, em criança, a fazer uma saudação nazi, tendo já provocado mal-estar no Palácio de Buckingham que considerou a publicação "dececionante".

Tim Ireland

A fotografia que ocupa toda a capa do jornal foi captada em 1933 nos jardins do Palácio de Balmoral, na Escócia, mostra a rainha, quando tinha sete anos de idade, ao lado da mãe e da irmã, acompanhadas do tio, o príncipe Eduardo.

A imagem foi extraída de um filme registado no verão de 1933, durante um período de férias, sendo que a mãe de Isabel II também aparece a fazer a saudação nazi.

O jornal não esclarece como conseguiu o acesso ao filme que tem apenas 17 segundos de duração.

Entretanto, um porta-voz do Palácio de Buckingham já disse que "é dececionante que um filme com oito décadas, e pertencente ao arquivo da família real, tivesse sido obtido pelo jornal e tratado" da forma como está a ser explorado pelo The Sun.

Nas imagens vêm-se as princesas a brincar num jardim com um cão na companhia do tio, na altura ainda príncipe de Gales, três anos antes de ser coroado rei.

Eduardo VIII subiu ao trono em janeiro de 1936 e abdicou no mês de dezembro do mesmo ano para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

"Muita gente vai ver as imagens no momento e no contexto apropriados. A imagem mostra uma família a brincar e a fazer um gesto que tal como muitos foi visto nas notícias", acrescentou o porta-voz do Palácio de Buckingham.

"Nessa altura, ninguém sabia a forma como ia evoluir (o nazismo). Evocar qualquer intenção é desonesto e não corresponde à verdade", sublinhou o mesmo responsável.

O porta-voz recordou a "dedicação" da família real pelo bem-estar do país durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

O Reino Unido sente uma grande admiração pelo pai de Isabel II, o rei Jorge VI, porque durante a II Guerra decidiu manter-se em Londres durante os bombardeamentos da Alemanha nazi, na companhia da família.

A figura de Eduardo VIII é, no entanto, muito polémica pela alegada simpatia em relação a Adolf Hitler, com quem manteve um encontro em Munique em 1937, dois anos antes do início da guerra.

O jornal The Sun defendeu a publicação da fotografia pela "importância histórica" da imagem.

Lusa

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37