sicnot

Perfil

Mundo

Encerramento de praia para rei saudita causa polémica no sul de França

O encerramento iminente de uma praia pública no sul de França, para garantir a proteção do rei saudita durante as suas férias, está a causar polémica e a lançar o descontentamento entre os utilizadores habituais do local.

© Jean-Pierre Amet / Reuters

© Jean-Pierre Amet / Reuters

© Jean-Pierre Amet / Reuters

© Jean-Pierre Amet / Reuters

Situada nos rochedos entre uma via férrea e as águas translúcidas do Mediterrâneo, a propriedade da família real saudita estende-se por um quilómetro de litoral no Golfo Juan, em Vallauris, nas proximidades de Cannes, em França.

É aqui que o rei Salman da Arábia Saudita, no poder desde a morte do rei Abdallah em janeiro último, deverá encontrar-se na próxima semana, segundo fonte da prefeitura, que acaba de decretar a interdição de acesso ao litoral ao longo desta 'vila saudita'.

A polícia marítima, por seu turno, emitiu uma ordem semelhante que determina a interdição de navegação num raio de 300 metros junto à propriedade saudita.

Segundo a imprensa francesa, o rei Salman, de79 anos, será acompanhado por mais de 400 pessoas durante as suas férias, entre as quais, para além de membros da família real, elementos de equipas médicas.

Lusa

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19