sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia condena atentado no Iraque que fez uma centena de mortos

A União Europeia (UE) condenou hoje o atentado no Iraque cometido pelo grupo Estado Islâmico (EI), que fez uma centena de mortos, e pediu para que os responsáveis sejam levados à justiça.

STR

"Esta violência interna está a minar os esforços do Iraque para voltar à paz e à estabilidade", referiu o Serviço Europeu de Ação Exterior em comunicado.

O ataque ocorreu num mercado popular da zona de Jan Beni Said, na província de Diyala, situada a nordeste de Bagdad, de população maioritariamente xiita.

A União Europeia realçou que as celebrações hoje do fim do Ramadão ('Aid al Fitr') ficaram "manchadas pela violência", ao mesmo tempo que expressou as condolências às famílias das vítimas.

"Estamos juntos com o povo iraquiano na nossa luta comum contra o terrorismo e a violência sectária", salientou o SEAE.

"A União Europeia também mantém o compromisso de contribuir para os esforços regionais e internacionais com vista a enfrentar os grupos extremistas e o terrorismo violentos que ameaçam a estabilidade regional e global", concluiu.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC