sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico pode ser responsável pelo atentado na Turquia

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu disse que a investigação ao ataque suicida ocorrido hoje de manhã, na cidade de Suruç, aponta para a autoria da grupo extremista Estado Islâmico (EI).

EPA

"As primeiras evidências dizem que a explosão foi um ataque suicida perpetrado por Daesh (acrónimo em árabe para o EI)", disse Davutoglu, durante uma entrevista coletiva em Ancara.

"Ainda não chegamos a uma conclusão", acrescentou o chefe do governo islâmico conservador.

Davutoglu disse que o autor do atentado suicida não foi identificado, mas que as informações serão tornadas públicas "assim que estiverem disponíveis".

Vários meios de comunicação turcos relataram que o atentado foi levado a cabo por uma jovem mulher, com pouco mais de vinte anos.

O primeiro-ministro da Turquia afirmou ainda que o envio de reforços militares para a fronteira com a Síria, que começou há várias semanas, vai continuar.

A cidade turca de Suruç está próximo da fronteira com a Síria.

O ataque teve como alvo o jardim de um centro cultural onde residia um grupo de jovens ativistas pró-curdos, ou ligados a grupos políticos de esquerda, que queriam atravessar a fronteira para participar na reconstrução da cidade síria de Kobane, destruída durante a batalha que em setembro do ano passado colocou frente-a-frente combatentes do EI e milícias curdas.

Trinta pessoas morreram e 100 ficaram feridas na explosão.

Lusa

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.