sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico pode ser responsável pelo atentado na Turquia

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu disse que a investigação ao ataque suicida ocorrido hoje de manhã, na cidade de Suruç, aponta para a autoria da grupo extremista Estado Islâmico (EI).

EPA

"As primeiras evidências dizem que a explosão foi um ataque suicida perpetrado por Daesh (acrónimo em árabe para o EI)", disse Davutoglu, durante uma entrevista coletiva em Ancara.

"Ainda não chegamos a uma conclusão", acrescentou o chefe do governo islâmico conservador.

Davutoglu disse que o autor do atentado suicida não foi identificado, mas que as informações serão tornadas públicas "assim que estiverem disponíveis".

Vários meios de comunicação turcos relataram que o atentado foi levado a cabo por uma jovem mulher, com pouco mais de vinte anos.

O primeiro-ministro da Turquia afirmou ainda que o envio de reforços militares para a fronteira com a Síria, que começou há várias semanas, vai continuar.

A cidade turca de Suruç está próximo da fronteira com a Síria.

O ataque teve como alvo o jardim de um centro cultural onde residia um grupo de jovens ativistas pró-curdos, ou ligados a grupos políticos de esquerda, que queriam atravessar a fronteira para participar na reconstrução da cidade síria de Kobane, destruída durante a batalha que em setembro do ano passado colocou frente-a-frente combatentes do EI e milícias curdas.

Trinta pessoas morreram e 100 ficaram feridas na explosão.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.