sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico pode ser responsável pelo atentado na Turquia

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu disse que a investigação ao ataque suicida ocorrido hoje de manhã, na cidade de Suruç, aponta para a autoria da grupo extremista Estado Islâmico (EI).

EPA

"As primeiras evidências dizem que a explosão foi um ataque suicida perpetrado por Daesh (acrónimo em árabe para o EI)", disse Davutoglu, durante uma entrevista coletiva em Ancara.

"Ainda não chegamos a uma conclusão", acrescentou o chefe do governo islâmico conservador.

Davutoglu disse que o autor do atentado suicida não foi identificado, mas que as informações serão tornadas públicas "assim que estiverem disponíveis".

Vários meios de comunicação turcos relataram que o atentado foi levado a cabo por uma jovem mulher, com pouco mais de vinte anos.

O primeiro-ministro da Turquia afirmou ainda que o envio de reforços militares para a fronteira com a Síria, que começou há várias semanas, vai continuar.

A cidade turca de Suruç está próximo da fronteira com a Síria.

O ataque teve como alvo o jardim de um centro cultural onde residia um grupo de jovens ativistas pró-curdos, ou ligados a grupos políticos de esquerda, que queriam atravessar a fronteira para participar na reconstrução da cidade síria de Kobane, destruída durante a batalha que em setembro do ano passado colocou frente-a-frente combatentes do EI e milícias curdas.

Trinta pessoas morreram e 100 ficaram feridas na explosão.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.