sicnot

Perfil

Mundo

Ministro cubano reclama fim de embargo e restituição de terrenos de Guantánamo

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, apelou hoje, em Washington, ao fim do embargo económico dos Estados Unidos contra Cuba e reclamou a restituição dos terrenos da base naval norte-americana de Guantánamo.

© POOL New / Reuters

Falando uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, o chefe da diplomacia cubana apontou como pontos "cruciais para uma normalização" das relações entre os dois países o "levantamento completo do embargo e a restituição do território ocupado ilegalmente de Guantánamo, assim como o respeito pela soberania de Cuba e as compensações para o povo cubano pelos danos humanos e económicos".

Em resposta, o secretário de Estado norte-americano referiu que a administração de Barack Obama deseja rapidamente o levantamento do embargo imposto a Cuba desde 1962.

Contudo, ressalvou que, "de momento, não há intenção" por parte dos Estados Unidos de alterar "o tratado de locação" do centro de detenção da baía de Guantánamo, que alberga uma prisão militar.

"Mas compreendemos que seja um ponto importante para Cuba", assinalou.

Estados Unidos e Cuba reataram hoje, oficialmente, relações diplomáticas, com a reabertura das suas embaixadas em Havana e Washington.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..