sicnot

Perfil

Mundo

Ministro cubano reclama fim de embargo e restituição de terrenos de Guantánamo

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, apelou hoje, em Washington, ao fim do embargo económico dos Estados Unidos contra Cuba e reclamou a restituição dos terrenos da base naval norte-americana de Guantánamo.

© POOL New / Reuters

Falando uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, o chefe da diplomacia cubana apontou como pontos "cruciais para uma normalização" das relações entre os dois países o "levantamento completo do embargo e a restituição do território ocupado ilegalmente de Guantánamo, assim como o respeito pela soberania de Cuba e as compensações para o povo cubano pelos danos humanos e económicos".

Em resposta, o secretário de Estado norte-americano referiu que a administração de Barack Obama deseja rapidamente o levantamento do embargo imposto a Cuba desde 1962.

Contudo, ressalvou que, "de momento, não há intenção" por parte dos Estados Unidos de alterar "o tratado de locação" do centro de detenção da baía de Guantánamo, que alberga uma prisão militar.

"Mas compreendemos que seja um ponto importante para Cuba", assinalou.

Estados Unidos e Cuba reataram hoje, oficialmente, relações diplomáticas, com a reabertura das suas embaixadas em Havana e Washington.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.