sicnot

Perfil

Mundo

Normalização das relações com Cuba será "longa e complexa", diz John Kerry

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje, em Washington, que os Estados Unidos pretendem ser "bons vizinhos" de Cuba, mas avisou que a normalização total das relações diplomáticas será "longa e complexa".

© Jonathan Ernst / Reuters

Falando em espanhol, numa conferência de imprensa, ao lado do seu homólogo cubano, na sede do Departamento de Estado, Kerry disse que os Estados Unidos "dão as boas-vindas a um novo começo nas relações com o povo e o Governo de Cuba".

Em inglês, o secretário de Estado norte-americano acrescentou que o reatar das relações diplomáticas, hoje oficializado com a reabertura das embaixadas de ambos os países em Havana e Washington, "não significa o fim das muitas diferenças que continuam a separar os governos".

Na conferência de imprensa, John Kerry confirmou que viajará, a 14 de agosto, para Havana, para içar a bandeira na embaixada dos Estados Unidos, naquela que será a primeira visita a Cuba de um diplomata norte-americano desde 1945.

Lusa

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.