sicnot

Perfil

Mundo

Robô Philae está "em silêncio" há 11 dias

O robô europeu Philae, pousado na superfície de um cometa, está em silêncio há 11 dias, anunciaram hoje os controladores, que receiam que o aparelho se tenha deslocado da zona de contacto via rádio.

"A sonda poderá ter-se movido", refere em comunicado o Centro Aeroespacial Alemão (DLR na sigla alemã), acrescentando que "mesmo uma ligeira mudança na sua posição poderá significar que as antenas tenham ficado obstruídas".

Pode ler-se ainda no comunicado que também é possível que uma das duas unidades de receção de rádio da sonda esteja danificada e que uma das unidades de transmissão não esteja totalmente funcional.

O robô Philae, que pousou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 12 de novembro do ano passado, entrou em hibernação três dias depois e acordou novamente em 13 de junho passado, estabelecendo comunicações intermitentes com a Terra através da sua nave-mãe em órbita Rosetta.

A sonda, do tamanho de uma máquina de lavar roupa, comunicou por oito vezes com a Terra, a última em 09 de julho.

No entanto, desde essa altura que "a sonda robô voltou ao 'modo silencioso'", salienta-se no comunicado.

A partir de alguns dos dados recebidos a equipa tem "observado sinais de que o módulo Philae poderá ter-se movimentado", disse o líder do projeto, Stephan Ulamec, acrescentando que "provavelmente as suas antenas encontram-se mais escondidas ou talvez a sua orientação tenha mudado".

A sonda Rosetta foi lançada em março de 2004, e está a orbitar o cometa 67/P desde o ano passado. O módulo de aterragem Philae possui instrumentos a bordo que incluem dois sofisticados medidores magnéticos

Em novembro de 2014, a 500 milhões de quilómetros da Terra e após uma viagem de 10 anos, o Philae tornou-se o primeiro objeto de fabrico humano a pousar num cometa.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.