sicnot

Perfil

Mundo

Robô Philae está "em silêncio" há 11 dias

O robô europeu Philae, pousado na superfície de um cometa, está em silêncio há 11 dias, anunciaram hoje os controladores, que receiam que o aparelho se tenha deslocado da zona de contacto via rádio.

"A sonda poderá ter-se movido", refere em comunicado o Centro Aeroespacial Alemão (DLR na sigla alemã), acrescentando que "mesmo uma ligeira mudança na sua posição poderá significar que as antenas tenham ficado obstruídas".

Pode ler-se ainda no comunicado que também é possível que uma das duas unidades de receção de rádio da sonda esteja danificada e que uma das unidades de transmissão não esteja totalmente funcional.

O robô Philae, que pousou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 12 de novembro do ano passado, entrou em hibernação três dias depois e acordou novamente em 13 de junho passado, estabelecendo comunicações intermitentes com a Terra através da sua nave-mãe em órbita Rosetta.

A sonda, do tamanho de uma máquina de lavar roupa, comunicou por oito vezes com a Terra, a última em 09 de julho.

No entanto, desde essa altura que "a sonda robô voltou ao 'modo silencioso'", salienta-se no comunicado.

A partir de alguns dos dados recebidos a equipa tem "observado sinais de que o módulo Philae poderá ter-se movimentado", disse o líder do projeto, Stephan Ulamec, acrescentando que "provavelmente as suas antenas encontram-se mais escondidas ou talvez a sua orientação tenha mudado".

A sonda Rosetta foi lançada em março de 2004, e está a orbitar o cometa 67/P desde o ano passado. O módulo de aterragem Philae possui instrumentos a bordo que incluem dois sofisticados medidores magnéticos

Em novembro de 2014, a 500 milhões de quilómetros da Terra e após uma viagem de 10 anos, o Philae tornou-se o primeiro objeto de fabrico humano a pousar num cometa.

Lusa

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.