sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela saúda abertura de embaixada cubana em Washington

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, saudou hoje a instalação de uma embaixada cubana em Washington, ao mesmo tempo que felicitou o seu homólogo de Cuba, Raul Castro, pela abertura.

© Jorge Silva / Reuters

"Agora a lutar para levantar o bloqueio criminoso contra Cuba e superar o intervencionismo na nossa região, que ama a sua independência", escreveu na sua conta da rede social Twitter, tendo publicado vários 'tweets dedicados ao assunto.

Segundo o Presidente da Venezuela, "o mundo espera que este passo permita avançar as nossas relações de respeito, em termos de igualdade com Cuba e a Nossa América, é a hora".

"Felicitações Raul, felicidades aos povos de Cuba e dos Estados Unidos, desde a Alba continuaremos unidos fazendo a nova história. Viva Cuba", sublinhou.

Os EUA e Cuba reabriram hoje, pela primeira vez em 54 anos, embaixadas em Havana e Washington, respetivamente.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.