sicnot

Perfil

Mundo

Washington "condena firmemente" atentado na cidade turca de Suruç

A Casa Branca condenou hoje veementemente o atentado suicida que fez pelo menos 30 mortos e uma centena de feridos em Suruç, na Turquia, perto da fronteira síria.

© Stringer Turkey / Reuters

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest indicou que a Presidência dos Estados Unidos "condenou firmemente este atentado odioso no sul da Turquia", que o Governo conservador islâmico turco atribuiu ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"Começamos a ver atividades extremistas noutros países que parecem estar relacionadas com o grupo EI", declarou Josh Earnest.

A violenta explosão devastou hoje à tarde os jardins do centro cultural de Suruç, onde estavam reunidos estudantes que queriam participar na reconstrução da cidade síria de Kobane.

Situada do outro lado da fronteira, Kobane foi destruída durante a batalha entre o EI e as milícias curdas da Síria, entre setembro de 2014 e janeiro deste ano.

Ainda provisório, o balanço do ataque aponta para pelo menos 30 mortos e cerca de 100 feridos, segundo o governador do distrito de Suruç, Abdullah Ciftçi, que acrescentou que 20 dos feridos se encontram "em estado crítico".

Inquirida sobre a eventual utilização de armas químicas pelos islamitas radicais do EI contra as forças curdas na Síria e no Iraque no mês passado, a Casa Branca afirmou não estar ainda em condições de se pronunciar.

"Ainda não chegámos a uma conclusão, estamos ainda à procura de informações sobre esse assunto", precisou o porta-voz.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.