sicnot

Perfil

Mundo

Washington "condena firmemente" atentado na cidade turca de Suruç

A Casa Branca condenou hoje veementemente o atentado suicida que fez pelo menos 30 mortos e uma centena de feridos em Suruç, na Turquia, perto da fronteira síria.

© Stringer Turkey / Reuters

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest indicou que a Presidência dos Estados Unidos "condenou firmemente este atentado odioso no sul da Turquia", que o Governo conservador islâmico turco atribuiu ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"Começamos a ver atividades extremistas noutros países que parecem estar relacionadas com o grupo EI", declarou Josh Earnest.

A violenta explosão devastou hoje à tarde os jardins do centro cultural de Suruç, onde estavam reunidos estudantes que queriam participar na reconstrução da cidade síria de Kobane.

Situada do outro lado da fronteira, Kobane foi destruída durante a batalha entre o EI e as milícias curdas da Síria, entre setembro de 2014 e janeiro deste ano.

Ainda provisório, o balanço do ataque aponta para pelo menos 30 mortos e cerca de 100 feridos, segundo o governador do distrito de Suruç, Abdullah Ciftçi, que acrescentou que 20 dos feridos se encontram "em estado crítico".

Inquirida sobre a eventual utilização de armas químicas pelos islamitas radicais do EI contra as forças curdas na Síria e no Iraque no mês passado, a Casa Branca afirmou não estar ainda em condições de se pronunciar.

"Ainda não chegámos a uma conclusão, estamos ainda à procura de informações sobre esse assunto", precisou o porta-voz.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.